GDA #8 - Como a GAMIFICAÇÃO combateu à CORRUPÇÃO no PARLAMENTO BRITÂNICO

Como um aplicativo reduziu em meses as investigações sobre desvio de verba pública.

O ESCÂNDALO BRITÂNICO

No ano de 2009, segundo documentos vazados do governo, milhares de parlamentares preenchiam com certa regularidade formulários de ressarcimento por gastos pessoais, sem qualquer ligação com despesas pública, taxando os contribuintes em dezenas de milhares de libras. Um dos principais relatos, feito pelo Telegraph, notificou que Sir Peter Viggers, um dos ministros da Costa Sul da Inglaterra, solicitou ressarcimento de 32 mil libras por despesas pessoais com jardinagem, incluindo uma "Ilha flutuante para patos" no valor de 1.645 libras.
Percebendo a revolta popular, o governo divulgou todos os registros de solicitações dos parlamentares da forma mais infeliz possível: Uma coleção com mais de 1 milhão de documentos escaneados salvos como imagem, dificultando o cruzamento de dados, além de muitas informações omitidas. É dito que este amontoado de documentos liberados de uma vez pelo governo foi apelidado de "Blackout-Gate", e também foi considerado "um roubo de proporções monumentais".
Foi então que uma das maiores empresas jornalísticas do mundo decidiu se posicionar: The GuardianThe Guardian se preocupava em facilitar o serviço de seus jornalistas para que houvesse uma investigação minuciosa e completa. Revelar ao povo tudo que estava escondido nas contas públicas. Entretanto, ao invés do povo somente acompanhar, por que não pedir a ajuda diretamente ao seu público para participar das investigações? Foi assim, então que surgiu a ideia de recorrer ao "Crowdsourcing" desenvolvendo um aplicativo que se comportaria como um jogo.

MAS O QUÊ É CROWDSOURCING?

O termo foi criado pelo jornalista de tecnologia Jeff Howe, e basicamente significa terceirizar um serviço para a multidão de pessoas. O quê, em outras palavras, significa trazer o maior número de pessoas possíveis para auxiliar em problemas de ordem complexa ou em grandes projetos. Wikipedia é um dos principais exemplos de esforço coletivo para um projeto sem precedentes: Colocar todo o conhecimento do mundo em só lugar. Outro exemplo baseado no crowsourcing, mas se tratando de financiamento coletivo (crowdfunding), Kickstarter: Financiar projetos através das pessoas.
As vantagens de projetos feitos através do esforço coletivo é que são mais rápidos, mais baratos e atende as necessidades de inúmeras pessoas que precisam de ajuda. Basta seu projeto atrair a atenção do número necessário de pessoas.

O JOGO

Para o desenvolvimento do aplicativo, foi contratado o talentoso ex-desenvolvedor do Yahoo! Simon Willison. Sus tarefas consistiam em escanear 458.832 documentos e formulários para o modelo on-line e criar um website em que qualquer pessoa pudesse ter ferramentas para auxiliar nas investigações de prestação de contas dos parlamentares. O desafio não era fácil. Mas com uma semana de desenvolvimento e um servidor barato, foi possível trazer o projeto à vida e o nomearam carinhosamente dê "Investigate Your MP's Expenses".
 Investigate your MP's expenses. Photograph: guardian.co.uk

AS REGRAS DO JOGO

"Junte-se a nós na investigação das despesas dos MPs e na revisão de cada documento. Sua missão: Decidir se ele contém informação interessante e extrair os fatos mais importantes". - Jane McGonigal, "The Reality is broken"
O aplicativo conteria todos os formulários de prestação de conta, cartas e páginas em branco. Os jogadores que se propusessem à ajudar deveriam caçar informações e sinalizá-las. Abaixo segue os passos indicados:
  1. Procurar os documentos
  2. Decida de que tipo ele é (Solicitação de reembolso, prova/recibo ou em branco)
  3. Transcreva os itens principais
  4. Faça quaisquer observações específicas sobre por que uma solicitação merece ser mais profundamente analisada
Alguns exemplos foram dados para permitir que as pessoas tivessem uma noção do que era preciso procurar:
  • Recibos de alimentação
  • solicitações duplicadas para menos de 250 libras (valor limite para uma solicitação não precisar ser comprovada)
  • solicitações recusadas
Para investigar, era possível filtrar por código postal ou através de partidos políticos para visualizar toda a papelada.

O RESULTADO

No livro "The reality is Broken" diz que foi um tremendo sucesso, tendo mais de 20 mil usuários e eles já haviam analisados mais de 170 mil documentos em apenas 3 dias. O projeto tomou tamanha notoriedade que até Michael Andersen, membro da Nieman Journalism Lab da Universidade de Harvard comentou:
"O jornalismo já utilizou o crowdsourcing antes, mas é espantosa a dimensão do projeto do The Guardian: 170 mil documentos revisados nas primeiras 80 horas, graças ao índice de participação de visitantes na ordem de 56%. É de tirar o fôlego" - Michael Andersen
Este índice é o número de pessoas cadastras em comparação com suas atividades na rede. No livro foi feito a comparação com o WIKIPEDIA, cujo índice é de 4,6%.
Questionado pelo motivo de seu sistema ter feito sucesso, Willison explica que se baseou no sistema de um jogo mesmo:
"A lição número 1 deste projeto: Fazer com que se pareça com um jogo. (...) Quando você pedir algo às pessoas ou pedir que façam algo em seu nome, o mais importante é que elas percebam que o que estão fazendo está surtindo algum efeito. Se você não estiver oferecendo um sentimento do tipo "eu sou demais", não conseguirá fazer com que elas se comprometam" - disse Simon Willison para o Nieman Journalism Lab
O chamado "feedback" é o elemento mais que importante para as pessoas se sentirem atraídas em fazerem algo, Elas não só mexem com a vaidade da pessoa, mas também servem para indicar como o trabalho está contribuindo positivamente e o que acontece se ela fizer mais do que o normal.
No caso do jogo, havia uma sessão que se atualizava periodicamente com as informações adquiridas através do esforço mútuo entre os jornalistas e a população. Segue abaixo algumas delas:
  • Em média, cada MP (como eles chamam seus parlamentares) gastou o dobro de seu salário anual em despesas - ou mais de 140 mil libras, comparando-se com o salário de 60.675 libras.
  • O custo total para os contribuintes de itens pessoais gastos pelo MP é de 88 milhões de libras anuais.
Entre outros diversas informações relatadas no sistema.

MAS O QUÊ O POVO GANHOU COM ISSO TUDO?

Muitos políticos decidiram renunciar após a exposição de seus gastos públicos. Leis e modelos de revisamentos de contas foram revisados e se tornaram mais rigorosos. Diversas investigações em cima de políticos passaram à ser iniciadas e mais de 1,12 milhão de libras retornaram aos cofres públicos. Em outras palavras, ações reais que ajudaram a melhorar a sociedade britânica.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com a maior transparência dos políticos e com uma sociedade ativa em resolver os problemas, é possível com esforço e inteligência que haja melhoras no próprio país. Nem sempre é necessário uma iniciativa do Estado, mas o próprio povo também consegue fiscalizar com qualidade.
Para isto, vejo no modelo da gamificação não só uma ferramenta para fazer funcionários se sentirem mais valorizados, mas também, como uma ferramenta de melhor articular o jogo entre o povo e o Estado.
Para mais informações sobre esta história, recomendo ler as referências citadas na bibliografia. Vale muito a pena!
Espero que tenham gostado e um forte abraço,
Paulo Reis

BIBLIOGRAFIA

Comentários

Postagens mais visitadas