GDD #1 - Ex Machina

Olá pessoal,

Postarei com certa frequeência, alguns dos meus "game design documents". Abaixo seguirá o primeiro da série. 
 Espero que gostem!





EX MACHINA

Story                                      

1.  Pontos Filosóficos

“Somos marionetes em um palco de tolo”. Pinóquio

Aborda a possibilidade dos humanos serem controlados pelo sistema e que suas decisões e opiniões podem ser uma mera ilusão.

2.  Resumo

A revolução aconteceu, e as máquinas sobrepujaram os humanos. Os derrotados nunca desistiram. A resistência luta bravamente pela liberdade, ainda  mantém a esperança.
Muitos séculos se passaram, se existiu um mundo antes da guerra contra as máquinas, só era conhecido nas lendas e mitologias. Os humanos resistiram e continuaram tentando seguir suas vidas.
Um jovem escavador, conclui a manutenção do Drone Moonlight 1.0. Este pede que o humano siga-o pois tem algo para mostrar, algo que ele nunca viu, e nunca imaginou ver antes.
Nesta jornada em um ambiente cyberpunk futurista, o Jovem Escavador seguirá desbravando a Fortaleza, fugindo e combatendo as máquinas, e descobrindo sobre o passado de sua civilização.
Por fim, Moonlight 1.0 leva o rapaz para o centro de comando das máquinas. O Jovem encontra o reflexo da humanidade, o Líder. Ao derrotá-lo vê-se na decisão de acreditar na humanidade, ou garantir que o legado dos robôs seja mantido.

Game Flow

            Ex Machina é um jogo em terceira pessoa para XBox One, top down view, e gênero furtivo-estratégia. No qual, um jovem escavador humano, juntamente com seu drone estão em busca de um meio de escapar da Fortaleza, uma avançada base criada por robôs para manter os humanos cativos. Controlando tanto o jovem escavador quanto o seu drone simultaneamente, o jogador deverá descobrir a melhor forma de passar pelos inimigos e até criar algumas máquinas para auxiliá-lo. Nisso, entre momentos tensos de furtividade e intensos quebra-cabeças, o jogador deve derrotar os líderes das máquinas que mantém essa FORTALEZA funcionando.                

Character(s) and Controls                 

Personagens

     Escavador:
   Um jovem rapaz que foi submetido a trabalhar nas escavações da “Human Bing  Frontier”. Em meio a sua exploração, ele encontra Moonlight V1.0, e decide consertá-lo. E então o robô revela ter a chave para liberdade.

    Movimentar;
    Coletar peças;

Conta ainda com outras mecânicas como:

    Produzir barulho: Bate contra uma superfície para chamar atenção dos adversários;
    Furtividade: Move-se mais lentamente e produz menos barulho, diminuindo a possibilidade de ser detectado;
    Consertar: Uma habilidade do escavador é consertar máquinas (Consome peças);
    Minerar: O personagem pode desmontar uma máquina quebrada para aproveitar suas peças;
    Engenharia Reversa: Ao minerar uma máquina o jogador aprende como produzí-la;
    Criar Constructo: Cria uma máquina para executar funções específicas.

     Drone “Moonlight V1.0”:
   Construído pelas máquinas para caçar humanos, este drone foi capturado e reprogramado para ajudar a resistência a libertar o mundo.
Décadas se passaram, foi então que um jovem escavador encontrou-o. Sua missão de ajudar a resistência ainda era sua diretriz, mas seus dados de como fazê-lo estavam corrompidos. Agora restava ao Drone ajudar o humano a escapar da melhor maneira que pudesse.

    Movimentar;
    Produzir barulho: Produz um estalo que chama atenção dos adversários;
    Disparar PEM: Pode efetuar um disparo PEM desativando uma máquina por tempo determinado;
    Hackear (Terminal): Pode hackear Terminais para prever rotas de  máquinas adversárias, ativar e desativar armadilhas da fortaleza, abrir e fechar portas; 

Main Gameplay Concepts and Platform Specific Features                          

          1. Gênero

Furtividade/Estratégia;

      2. Diferencial

     Um gameplay totalmente inovador no gênero de furtividade e estratégia;
     Controle simultâneo de dois personagens estrategicamente balanceados;
     Uma narrativa dinâmica e envolvente, totalmente baseada em gameplay;

     3. Jogabilidade

    Desenhado para priorizar a furtividade tática e agregar um gameplay desafiador. O jogador deverá passar despercebido ou desativar os adversários para poder avançar de fase. Controlando um drone, com habilidades de neutralização, rastreamento, entre outros, que será essencial para o sucesso do avanço. Há também elementos de evolução baseados em RPG. Ao coletar Peças, o jogador pode utilizar para melhorias do Drone, por exemplo. Além de adquirir experiência para evolução do personagem Escavador.
   O principal diferencial neste jogo, é que ele traz uma nova abordagem em jogos de estratégia, quebra-cabeças e furtividade. Essencialmente o jogador terá que trabalhar com os dois personagens controláveis (Humano e Drone) de forma estratégica para avançar contra as máquinas. Algo totalmente inovador no gênero.
   O jogador deverá prestar atenção para fazer uso de armadilhas e recursos no ambiente à seu favor, principalmente no confronto contra chefes de fase.                       

Game World                    

 O jogo se passa em uma prisão criada pelos robôs, conhecida como “A Fortaleza”. Esta prisão é dividida em 4 grandes andares que é gerenciada por um chefe de fase e cada andar corresponde à um setor em que os robôs administram.

   Os andares são:
1.    Human Bing - Administrado pelo chefe de fase “Arauto do Amor”. O primeiro andar é onde os humanos habitam e são supervisionados pelas máquinas. A cidade lembra um grande e largo anel, com sua arquitetura peculiarmente simétrica. Na Human Bing, existem 4 igrejas, cada uma com o nome de sua cordial: Norte, Sul, Leste e Oeste. As igrejas representam o Culto da Muralha, que prega sobre a maldição além da Fronteira e sobre a bondade dos Robôs. Elas se localizam próxima aos portões. É perceptível que logo após o confronto entre o homem e a máquina, poucas foram as igrejas que se mantiveram intactas, mas mesmo assim, integra se comparado com a devastação ao redor. Atualmente os religiosos peregrinam em datas cerimoniais para as igrejas, relembrando da generosidade das máquinas. Existem três setores em Human Bing:
a.    Center: onde é localizado a “Lifebringer”, Um enorme complexo hospitalar que é gerenciado pela “Arauta do Amor” e detém controle principal sobre toda a medicina e controle de doenças do local. É percebido que novos cidadãos sempre saem do hospital, mas raramente se lembram de quem eram antes de saírem do lugar;
b.    Domain: a área habitacional e comercial, um gigantesco complexo de corredores iluminados como um enorme shopping, onde é noite o dia todo, mas as lojas ficam abertas 24h. Nas principais praças de Domain, ficam outdoors eletrônicos demonstrando as missões do dia como forma de trabalho para os humanos;
c.    Frontier: área de acesso restrito apenas para escavadores e onde ocorreram diversas guerras no passado, é rodeada de escombros e passagens secretas soterradas. Muito semelhante à estações abandonadas e shoppings desmoronados. Fronteira foi um lugar muito similar à Domain, as pessoas tinham livre acesso e havia transporte público que levava para todas as partes da cidade. Com as revoltas humanas, a Fronteira, por ser uma larga muralha entorno da cidade, sempre acabava sendo palco de destruições e combate entre homens e máquinas. Atualmente se tornou túmulo de robôs e máquinas, além de haver alguns monumentos em memória dos antigos guerreiros.

2.    Resource Bing - área administrada pelo chefe de fase “Tesoureiro”. Neste andar, todos os recursos necessários para os humanos são gerenciados. Desde comida até dinheiro. Os setores divididos são: Primal Source, alimentos, higiene e saneamento básico; Deluxe Source, setor que gerencia as tendências e vaidades dos humanos; Iron Source, setor que gerencia os recursos para a criação e manutenção das máquinas. É como um galpão industrial gigantesco com várias pontes metálicas e esteiras.

3.    Guardian Bing - área administrada pelo chefe de fase “Sentinela da Paz”. A Guardian Bing, assim como os andares superiores, é habitada somente por robôs e é dividida em três setores de monitoramento, referente aos outros andares da Fortaleza, contendo um supervisor responsável por cada área e o chefe de fase respondendo pelo andar em que vive. O local remete à corredores, salas de segurança, cheia de monitores e câmeras por todos os lados com robôs reforçados e armados por todos os cantos e salas com portas gigantes.

4.    Heaven Bing - Administrado pelo chefe de fase “Minover, o ministro da verdade”. Área totalmente dedicada a criação de eventos e manipulação da vida dos humanos para que não tenham uma vida entediante e evitem de se rebelar.  “Minover” é a mente que lidera toda a fortaleza. A fase é uma imensa sala branca com um enorme pilar similar à um farol no centro da sala.    A Fase lembra um cenário cibernético e que toma a forma de vários outros ambientes a quais o jogador passou enfrentando chefes de fase. Em meio a batalha, holograma dos bosses surgem para confundir o jogador.                                                                           

Interface        

How does the player navigate the shell of the game? What mood is evoked with the interface screens? What music is used? Include a simple flow diagram of how the player will navigate the interface.

Mechanics and Power-ups

1.    Furtividade:
a.    As máquinas possuem um campo de visão, no qual se o humano adentrar, ele é detectado e começa a ser perseguido por todas as máquinas do setor.
b.    Alguns inimigos podem detectar também sons dos passos. Para diminuir a emissão de barulho, o jogador pode andar mais devagar pressionando levemente o analógico;

2.    Marcar inimigos: Ao visualizar inimigos, Moonlight os marca, mantendo-os visíveis;

3.    Níveis de alerta: São os estados de perseguição das máquinas.
a.    Estável: Mantém as rotas estabelecidas;
b.    Em Atenção: Ativa quando ouve um barulho ou vê o Moonlight, e olha para o local de atenção. Após determinado tempo volta a Estável;
c.     Alerta: Mantém várias rotas, que podem ser alteradas imprevisivelmente, se ativado só pode voltar ao Estável se:
                                      i.        Hacking Terminal;
                                     ii.        Passar para próxima fase;
d.    Detectado: Persegue e cerca o Escavador;

4.    Raio de Anti-Detecção (Moonlight): Todos os humanos da Fortaleza são rastreados por dispositivos internos. Para fuga ser possível, Moonlight possui um campo magnético que impossibilita o rastreamento desse dispositivo. Mas afastarem-se além do raio de ação do campo, o dispositivo pode ser rastreado e altera o nível de alerta para detectado.
Se o Moonlight estiver sem energia esse campo reduz o raio drasticamente;

5.    Peças:
a.    As peças são itens coletados in-game.
b.    São consumíveis necessários para construção de máquinas.
c.     Podem ser encontradas por exploração ou extraídas dos outros robôs abatidos.

6.    Mochila: O jogador possui espaço limitado para armazenagem de peças adquiridas das máquinas;

7.    Níveis de permissão: Os portões no jogo tem diferentes mecânicas de acesso para serem habilitadas:
a.    PORTÕES DE ACESSO A ESCADA PRÓXIMO ANDAR: São habilitados quando se derrota o chefe de fase;
b.    PORTÕES DE ACESSO RESTRITO: São desbloqueados por Terminais;

8.    Sistema Constructo: Conforme minerar máquinas pode aprender a construí-las, e adquirir suas peças. O loot para a construção tem proporção de 2 para 1;

9.    Terminais: São computadores distribuídos pela fortaleza. Pode ser acessado apenas por Moonlight, e o usol consome energia. O jogador pode:
a.    Com o Moonlight:
                                      i.        Prever rota de máquinas: Seleciona uma máquina visualizada e prevê sua rota atual.
b.    Com o Escavador hacking pelo Moonlight:
                                      i.        Abrir ou fechar portas: Pode abrir ou fechar algumas portas específicas. Se abrir, ela ficará aberta por tempo determinado.
                                     ii.        Ativar ou desativar armadilhas: Pode ativar ou desativar armadilhas visualizadas;
                                    iii.        Diminuir nível de atenção: Se estiver em Nível de atenção: Alerta no setor, diminui para Estável.

10.  Sistema de energia do Moonlight: Ações, tais como, andar e utilizar habilidades, farão com que gaste energia. No caso da energia se esgotar, o jogador deverá levar o drone para um local de recarga. (Ou movimentar o controle rapidamente para cima e para baixo).

11.  Carregar Moonlight: O Escavador pode pegar o Moonlight e guardar na mochila para economia de bateria;

12.  PEM Moonlight: Desativa por alguns segundos as máquinas adversárias, consome energia. Se o alvo Em Atenção ativa o Nível de Alerta: Alerta;

13.  Captura do Escavador:
a.    O Escavador e o Moonlight é enviado a sua cela na Guardian Bing;
b.    A mochila é confiscada e fica disponível para recuperação próximo a cela em que estava cativo;
c.     Se ao tentar recuperar a mochila for capturado, é enviado novamente a cela que permanecerá trancada;
d.    Se o Escavador manter-se cativo por 2 minutos, os sentinelas o levam até o Quarto 101, e depois de alguns procedimentos é levado de volta a Human Bing;

14.  Armadilhas de Cenário: Máquinas e ferramentas dispostas no cenário que se ativadas ou desativadas no momento certo por abates uma máquina.

Enemies and Bosses                        

CHEFES DE FASE

1.    ARAUTA DO AMOR
A Arauta do Amor é responsável pelo controle de natalidade e com quem os humanos deverão se relacionar. Suas servas são muito semelhantes à enfermeiras e seus movimentos de ataque estão relacionados com distração e compostos que dão lentidão, perda de controle e dano por segundo.
     Com o cenário de corredores paralelos e transversais;
     O chão é eletrificado e periodicamente ativado;
     As enfermeiras procuram pelo Escavador, e quando encontram agarram-o por determinado tempo. Para desvencilhar-se o jogador deve usar o PEM Moonlight da maneira correta, ou ter sucesso em push button mini-game;
     Condição de vitória: Hacking com Moonlight o computador principal da Arauta. Esse hacking demora determinado tempo ininterrupto para ser concluído;

2.    TESOUREIRO
   Uma máquina rodeada de artigos de luxo. Sua criação tem como objetivo entreter as pessoas e colher dados do que mais os divertiam em épocas remotas para fornecer bem-estar aos humanos. O jogador deverá escolher entre as opções fornecidas pelo “Apostador”. Caso a opção seja errada, o jogador leva dano até perder. Caso a opção seja certa, o jogador avança de nível até liberar uma nova passagem secreta. (Mini-game de apostas).

3.    SENTINELAS DA PAZ
            Os sentinelas são robôs gigantes e esguios que contém câmeras e sensores por todo o corpo. Eles geralmente são um chefe de fase que consegue se partir em vários membros para caçar o jogador, consequentemente, aumentando a velocidade. Seus principais ataques são danos massivos, destrói o drone e o jogador com pisões ou tiros pelo olho.
     No Quarto 101;
     O cenário são vários corredores de salas e celas;
     Os Sentinelas da Paz quando divididos podem ficar quase invisíveis;
     Quando detecta o Escavador, os sentinelas agarram-se a ele. O que vai diminuindo a velocidade de movimento do jogador. Para desvencilhar-se o jogador deve usar o PEM Moonlight da maneira correta;
     Condição de Vitória: Hacking com Moonlight 5 computadores distribuídos nas salas;

4.    MINOVER, MINISTRO DA VERDADE
            É um andróide com armadura que fica o tempo todo preso pelos cabos da sala principal (Hall of Decisum). Ele coordena o que ocorrerá na Fortaleza pelos hologramas na sala, que tomam forma dos ambientes monitorados. A batalha com ele é como enfrentar outro jogador, pois utiliza as habilidades de humano como atirar e pode consertar os drones que são semelhantes aos seus, mas com diferentes construções de habilidades. A fase se alterna o tempo todo, dificultando para o jogador encontrar bons esconderijos.
     Um grande cenário branco, que vai tomando formas dos cenários dos outros 3 mestres de fase:
     Fase 1:
     Corredores de salas com chão eletrificado ativando periodicamente;
     Sentinelas da Paz perseguem;
     Desativar 2 dispositivos de segurança dos computadores com PEM Moonlight;
     Fase 2:
     Adiciona Caçadores de Humanos;
     Condição de vitória: Desativar 3 dispositivos de segurança dos computadores com PEM Moonlight;
     Fase 3:
     O chão dos corredores começam a mover-se como esteiras móveis;
     Condição de vitória: Hacking com Moonlight no computador principal;

CHEFES SECRETOS

1.    CAÇADOR DE HUMANOS
            Um dos sub-chefes opcionais da “GUARDIAN BING”, costuma perseguir os humanos que tentam fugir da FORTALEZA. Aparecendo eventualmente durante as fases. Sua aparência é de um cão de caça robótico e tem ótimos sensores de movimento, som e consegue rastrear o jogador à uma grande distância. A sua principal fraqueza é a facilidade de se distrair e confundir seus sensores com outros sons.
     Alta Velocidade de Movimento;
     Levemente camuflado;
     Grande raio de detecção;
     Barulhos para despistar produz bom efeito contra Caçador;
     Captura imediatamente o Escavador;
     Não pode ser desativado;

2.    VIGIA DA NOITE
            Um dos sub-chefes opcionais da “GUARDIAN BING”, suas primeiras aparições são como franco-atirador na “RESOURCE BING”. O Vigia da Noite costuma atirar à distância, cabe ao jogador conseguir encontrar sua posição e desativá-lo.
     Fica quase invisível;
     Costuma atirar de fora da visão do jogador;
     Pode detectar o Escavador de longa distância, mas só ativa o alerta das outras máquinas se atingi-lo;
     Ao atingir, o Escavador cai desacordado por tempo determinado, e o Nível de Alerta muda para Detectado. Para modificar o tempo desacordado o jogador deve obter sucesso em push button mini-game;
     Se detectar o jogador ou o Moonlight próximo, muda de posição;
     Condição de vitória: Atingi-lo com o PEM;


3.    O CARCEREIRO
Um dos sub-chefes opcionais da “GUARDIAN BING”. Sua função é vigiar a área em que aprisiona o jogador.
     O cenário é em meio às celas da GUARDIAN BING;
     Lança ganchos a distância que arrastam o jogador e prende-o na sua cela. Para desvencilhar-se o jogador deve usar o PEM Moonlight da maneira correta, ou ter sucesso em push button mini-game;
     Sua fraqueza está relacionada em enroscar o gancho em paredes ásperas e postes, deixando os lançadores de ganchos vulneráveis para o PEM Moonlight;
     Condição de vitória:
     Desativar 2 dispositivo de segurança PEM Moonlight;
     Hacking com Moonlight computador principal;
     Ao vencê-lo algumas celas se abrem, em uma delas tem um buraco no chão, embaixo da cama. Este dá em uma sala secreta da RESOURCE BING, na qual é possível enfrentar O ENGENHEIRO; 

4.    O ENGENHEIRO
Um dos sub-chefes opcionais da “RESOURCE BING”. Responsável pela fabricação das máquinas.
     Uma grande linha de montagem que produz objetos que causam dano ao jogador.
     O Engenheiro pode modificar o sentido das esteiras de produção, fazendo o jogador ter dificuldade de se movimentar;
     Robôs com ganchos que se detectam, lança o gancho em sua direção, e arrastam o jogador até o buraco de coleta. Para desvencilhar-se o jogador deve usar o PEM Moonlight da maneira correta, ou ter sucesso em push button mini-game;
     Paredes de corrente elétrica ativam intermitentemente;
     Condição de vitória:
     Desativar 2 dispositivo de segurança PEM Moonlight;
     Hacking com Moonlight computador principal;
     Uma vez que ele for derrotado, as sentinelas e os trabalhadores não são mais recolocadas após serem destruídas.

INIMIGOS DE FASE

            São máquinas que patrulham ou trabalham nos andares da FORTALEZA.
Todos são derrotados pelo PEM Moonlight (exceto Estalador), podem ouvir barulhos. São eles:

1.    SENTINELAS
a.    Patrulham todos os andares;
b.    Andam com cassetete e um teaser.;
c.    São controlados por unidades de comando, que enviam seus sinais através de terminais espalhados pela fortaleza.

2.    ENFERMEIRAS
a.    São robôs com trejeitos femininos;
b.    Rápidas;
c.    Agarram o jogador por tempo determinado. Para desvencilhar-se o jogador deve usar o PEM Moonlight da maneira correta, ou ter sucesso em push button mini-game;
d.    Ativam Nível de Alerta: Detectado.

3.    OPERÁRIOS
a.    São robôs que espalhados pelo andar do “Tesoureiro”.
b.    Normalmente agrupados em grande número;
c.    Não alerta, exceto se causar problemas na linha de produção;

4.    SENTINELAS FIXAS
a.    Não pode mover-se;
b.    Tem raio de detecção médio, ativa Nível de Alerta: Detectado;

5.    MAGNETO
a.    Não se movem;
b.    Produzem campos magnéticos que atraem objetos;
c.    Se o campo atingir Moonlight, ele é atraído até Magneto;

6.    ESTALADORES
a.    Não se movem;
b.    Produz PEMs curtos;
c.    Os PEMs fazem estalos barulhentos;
d.    Se atingir Moonlight drena parte da Energia;
e.    Imune a PEM;
           

7.    DRONES PATRULHEIROS
a.    Visualmente idêntico ao Moonlight;
b.    Rastrea a área, e ativa Nível de Alerta: Detectado ao ver o Escavador;
c.    Produz PEM, e se atingir Moonlight drena parte de sua Energia;







NOTAS FINAIS

   Como puderam perceber, a ideia do jogo seria um quebra-cabeça em visão isométrica em um futuro distópico cyberpunk. A ideia seria fazer o jogador questionar suas decisões e pensar o quê é o certo ou errado.
  
   Se algum dia se interessarem por ver este projeto sair do papel, comentem nos comentários!

Abraços,

Paulo Reis

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