GDD #1 - Ex Machina
Olá pessoal,
Main Gameplay Concepts and Platform
Specific Features
1. Gênero
Mechanics and Power-ups
Enemies and Bosses
CHEFES
DE FASE
CHEFES
SECRETOS
INIMIGOS DE FASE
Postarei com certa frequeência, alguns dos meus "game design documents". Abaixo seguirá o primeiro da série.
Espero que gostem!
EX MACHINA
Story
1. Pontos Filosóficos
“Somos marionetes em um
palco de tolo”. Pinóquio
Aborda a possibilidade
dos humanos serem controlados pelo sistema e que suas decisões e opiniões podem
ser uma mera ilusão.
2. Resumo
A revolução aconteceu, e
as máquinas sobrepujaram os humanos. Os derrotados nunca desistiram. A
resistência luta bravamente pela liberdade, ainda mantém a esperança.
Muitos séculos se
passaram, se existiu um mundo antes da guerra contra as máquinas, só era
conhecido nas lendas e mitologias. Os humanos resistiram e continuaram tentando
seguir suas vidas.
Um jovem escavador, conclui a
manutenção do Drone Moonlight 1.0. Este pede que o humano siga-o pois tem algo
para mostrar, algo que ele nunca viu, e nunca imaginou ver antes.
Nesta jornada em um
ambiente cyberpunk futurista, o Jovem Escavador seguirá desbravando a
Fortaleza, fugindo e combatendo as máquinas, e descobrindo sobre o passado de
sua civilização.
Por fim, Moonlight 1.0
leva o rapaz para o centro de comando das máquinas. O Jovem encontra o reflexo
da humanidade, o Líder. Ao derrotá-lo vê-se na decisão de acreditar na
humanidade, ou garantir que o legado dos robôs seja mantido.
Game Flow
Ex Machina é um jogo em terceira pessoa para XBox One, top down
view, e gênero furtivo-estratégia. No qual, um jovem escavador humano,
juntamente com seu drone estão em busca de um meio de escapar da Fortaleza, uma
avançada base criada por robôs para manter os humanos cativos. Controlando
tanto o jovem escavador quanto o seu drone simultaneamente, o jogador deverá
descobrir a melhor forma de passar pelos inimigos e até criar algumas máquinas
para auxiliá-lo. Nisso, entre momentos tensos de furtividade e intensos
quebra-cabeças, o jogador deve derrotar os líderes das máquinas que mantém essa
FORTALEZA funcionando.
Character(s) and Controls
Personagens
● Escavador:
Um jovem rapaz que foi submetido a trabalhar nas escavações da “Human
Bing Frontier”. Em meio a sua
exploração, ele encontra Moonlight V1.0, e decide consertá-lo. E então o robô
revela ter a chave para liberdade.
❖ Movimentar;
❖ Coletar peças;
Conta ainda com outras mecânicas
como:
❖ Produzir barulho: Bate contra uma
superfície para chamar atenção dos adversários;
❖ Furtividade: Move-se mais lentamente
e produz menos barulho, diminuindo a possibilidade de ser detectado;
❖ Consertar: Uma habilidade do
escavador é consertar máquinas (Consome peças);
❖ Minerar: O personagem pode desmontar
uma máquina quebrada para aproveitar suas peças;
❖ Engenharia Reversa: Ao minerar uma
máquina o jogador aprende como produzí-la;
❖ Criar Constructo: Cria uma máquina
para executar funções específicas.
● Drone “Moonlight V1.0”:
Construído pelas máquinas para caçar humanos, este drone foi capturado e
reprogramado para ajudar a resistência a libertar o mundo.
Décadas se passaram, foi então que um jovem escavador encontrou-o. Sua missão de ajudar a resistência ainda era sua diretriz, mas seus dados de como fazê-lo estavam corrompidos. Agora restava ao Drone ajudar o humano a escapar da melhor maneira que pudesse.
Décadas se passaram, foi então que um jovem escavador encontrou-o. Sua missão de ajudar a resistência ainda era sua diretriz, mas seus dados de como fazê-lo estavam corrompidos. Agora restava ao Drone ajudar o humano a escapar da melhor maneira que pudesse.
❖ Movimentar;
❖ Produzir barulho: Produz um estalo
que chama atenção dos adversários;
❖ Disparar PEM: Pode efetuar um disparo
PEM desativando uma máquina por tempo determinado;
❖ Hackear (Terminal): Pode hackear
Terminais para prever rotas de máquinas
adversárias, ativar e desativar armadilhas da fortaleza, abrir e fechar portas;
Main Gameplay Concepts and Platform
Specific Features
1. Gênero
Furtividade/Estratégia;
2. Diferencial
●
Um gameplay totalmente inovador no gênero de
furtividade e estratégia;
●
Controle simultâneo de dois personagens
estrategicamente balanceados;
●
Uma narrativa dinâmica e envolvente, totalmente baseada
em gameplay;
3. Jogabilidade
Desenhado para priorizar a furtividade
tática e agregar um gameplay desafiador. O jogador deverá passar despercebido
ou desativar os adversários para poder avançar de fase. Controlando um drone,
com habilidades de neutralização, rastreamento, entre outros, que será essencial
para o sucesso do avanço. Há também elementos de evolução baseados em RPG. Ao
coletar Peças, o jogador pode utilizar para melhorias do Drone, por exemplo.
Além de adquirir experiência para evolução do personagem Escavador.
O principal diferencial neste jogo, é que
ele traz uma nova abordagem em jogos de estratégia, quebra-cabeças e
furtividade. Essencialmente o jogador terá que trabalhar com os dois
personagens controláveis (Humano e Drone) de forma estratégica para avançar
contra as máquinas. Algo totalmente inovador no gênero.
O jogador deverá prestar atenção para fazer
uso de armadilhas e recursos no ambiente à seu favor, principalmente no
confronto contra chefes de fase.
Game World
O jogo se passa em uma prisão criada pelos
robôs, conhecida como “A Fortaleza”. Esta prisão é dividida em 4 grandes
andares que é gerenciada por um chefe de fase e cada andar corresponde à um
setor em que os robôs administram.
Os andares são:
1. Human Bing -
Administrado pelo chefe de fase “Arauto do Amor”. O primeiro andar é onde os
humanos habitam e são supervisionados pelas máquinas. A cidade lembra um grande
e largo anel, com sua arquitetura peculiarmente simétrica. Na Human Bing,
existem 4 igrejas, cada uma com o nome de sua cordial: Norte, Sul, Leste e
Oeste. As igrejas representam o Culto da Muralha, que prega sobre a maldição
além da Fronteira e sobre a bondade dos Robôs. Elas se localizam próxima aos
portões. É perceptível que logo após o confronto entre o homem e a máquina,
poucas foram as igrejas que se mantiveram intactas, mas mesmo assim, integra se
comparado com a devastação ao redor. Atualmente os religiosos peregrinam em
datas cerimoniais para as igrejas, relembrando da generosidade das máquinas.
Existem três setores em Human Bing:
a. Center: onde é localizado a
“Lifebringer”, Um enorme complexo hospitalar que é gerenciado pela “Arauta do
Amor” e detém controle principal sobre toda a medicina e controle de doenças do
local. É percebido que novos cidadãos sempre saem do hospital, mas raramente se
lembram de quem eram antes de saírem do lugar;
b. Domain: a área habitacional e
comercial, um gigantesco complexo de corredores iluminados como um enorme
shopping, onde é noite o dia todo, mas as lojas ficam abertas 24h. Nas
principais praças de Domain, ficam outdoors eletrônicos demonstrando as missões
do dia como forma de trabalho para os humanos;
c. Frontier: área de acesso restrito
apenas para escavadores e onde ocorreram diversas guerras no passado, é rodeada
de escombros e passagens secretas soterradas. Muito semelhante à estações
abandonadas e shoppings desmoronados. Fronteira foi um lugar muito similar à
Domain, as pessoas tinham livre acesso e havia transporte público que levava
para todas as partes da cidade. Com as revoltas humanas, a Fronteira, por ser
uma larga muralha entorno da cidade, sempre acabava sendo palco de destruições
e combate entre homens e máquinas. Atualmente se tornou túmulo de robôs e
máquinas, além de haver alguns monumentos em memória dos antigos guerreiros.
2. Resource Bing
- área administrada pelo chefe de fase “Tesoureiro”. Neste andar, todos os
recursos necessários para os humanos são gerenciados. Desde comida até
dinheiro. Os setores divididos são: Primal Source, alimentos, higiene e
saneamento básico; Deluxe Source, setor que gerencia as tendências e vaidades
dos humanos; Iron Source, setor que gerencia os recursos para a criação e
manutenção das máquinas. É como um galpão industrial gigantesco com várias
pontes metálicas e esteiras.
3. Guardian Bing
- área administrada pelo chefe de fase “Sentinela da Paz”. A Guardian Bing,
assim como os andares superiores, é habitada somente por robôs e é dividida em
três setores de monitoramento, referente aos outros andares da Fortaleza,
contendo um supervisor responsável por cada área e o chefe de fase respondendo
pelo andar em que vive. O local remete à corredores, salas de segurança, cheia
de monitores e câmeras por todos os lados com robôs reforçados e armados por
todos os cantos e salas com portas gigantes.
4. Heaven Bing -
Administrado pelo chefe de fase “Minover,
o ministro da verdade”. Área totalmente dedicada a criação de eventos e
manipulação da vida dos humanos para que não tenham uma vida entediante e
evitem de se rebelar. “Minover” é a mente que lidera toda a
fortaleza. A fase é uma imensa sala branca com um enorme pilar similar à um
farol no centro da sala. A Fase lembra
um cenário cibernético e que toma a forma de vários outros ambientes a quais o
jogador passou enfrentando chefes de fase. Em meio a batalha, holograma dos
bosses surgem para confundir o jogador.
Interface
How does the player navigate the
shell of the game? What mood is evoked with the interface screens? What music
is used? Include a simple flow diagram of how the player will navigate the
interface.
Mechanics and Power-ups
1.
Furtividade:
a.
As máquinas possuem um campo de visão, no qual se o
humano adentrar, ele é detectado e começa a ser perseguido por todas as
máquinas do setor.
b.
Alguns inimigos podem detectar também sons dos passos.
Para diminuir a emissão de barulho, o jogador pode andar mais devagar pressionando
levemente o analógico;
2.
Marcar inimigos:
Ao visualizar inimigos, Moonlight os marca, mantendo-os visíveis;
3.
Níveis de
alerta: São os estados de perseguição das máquinas.
a.
Estável: Mantém as rotas estabelecidas;
b.
Em Atenção: Ativa quando ouve um barulho ou vê o
Moonlight, e olha para o local de atenção. Após determinado tempo volta a
Estável;
c.
Alerta: Mantém várias rotas, que podem ser alteradas
imprevisivelmente, se ativado só pode voltar ao Estável se:
i.
Hacking Terminal;
ii.
Passar para próxima fase;
d.
Detectado: Persegue e cerca o Escavador;
4.
Raio de
Anti-Detecção (Moonlight): Todos os humanos da Fortaleza são rastreados por
dispositivos internos. Para fuga ser possível, Moonlight possui um campo
magnético que impossibilita o rastreamento desse dispositivo. Mas afastarem-se
além do raio de ação do campo, o dispositivo pode ser rastreado e altera o
nível de alerta para detectado.
Se o Moonlight estiver sem energia esse campo reduz o raio drasticamente;
Se o Moonlight estiver sem energia esse campo reduz o raio drasticamente;
5.
Peças:
a.
As peças são itens coletados in-game.
b.
São consumíveis necessários para construção de
máquinas.
c.
Podem ser encontradas por exploração ou extraídas dos
outros robôs abatidos.
6.
Mochila: O
jogador possui espaço limitado para armazenagem de peças adquiridas das
máquinas;
7.
Níveis de
permissão: Os portões no jogo tem diferentes mecânicas de acesso para serem
habilitadas:
a.
PORTÕES DE ACESSO A ESCADA PRÓXIMO ANDAR: São
habilitados quando se derrota o chefe de fase;
b.
PORTÕES DE ACESSO RESTRITO: São desbloqueados por
Terminais;
8.
Sistema
Constructo: Conforme minerar máquinas pode aprender a construí-las, e
adquirir suas peças. O loot para a construção tem proporção de 2 para 1;
9.
Terminais:
São computadores distribuídos pela fortaleza. Pode ser acessado apenas por
Moonlight, e o usol consome energia. O jogador pode:
a.
Com o Moonlight:
i.
Prever rota de máquinas: Seleciona uma máquina
visualizada e prevê sua rota atual.
b.
Com o Escavador hacking pelo Moonlight:
i.
Abrir ou fechar portas: Pode abrir ou fechar algumas
portas específicas. Se abrir, ela ficará aberta por tempo determinado.
ii.
Ativar ou desativar armadilhas: Pode ativar ou
desativar armadilhas visualizadas;
iii.
Diminuir nível de atenção: Se estiver em Nível de
atenção: Alerta no setor, diminui para Estável.
10. Sistema de energia do Moonlight: Ações,
tais como, andar e utilizar habilidades, farão com que gaste energia. No caso
da energia se esgotar, o jogador deverá levar o drone para um local de recarga.
(Ou movimentar o controle rapidamente para cima e para baixo).
11. Carregar Moonlight: O Escavador pode
pegar o Moonlight e guardar na mochila para economia de bateria;
12. PEM Moonlight: Desativa por alguns
segundos as máquinas adversárias, consome energia. Se o alvo Em Atenção ativa o
Nível de Alerta: Alerta;
13. Captura do Escavador:
a.
O Escavador e o Moonlight é enviado a sua cela na
Guardian Bing;
b.
A mochila é confiscada e fica disponível para
recuperação próximo a cela em que estava cativo;
c.
Se ao tentar recuperar a mochila for capturado, é
enviado novamente a cela que permanecerá trancada;
d.
Se o Escavador manter-se cativo por 2 minutos, os
sentinelas o levam até o Quarto 101, e depois de alguns procedimentos é levado
de volta a Human Bing;
14. Armadilhas de Cenário: Máquinas e
ferramentas dispostas no cenário que se ativadas ou desativadas no momento certo
por abates uma máquina.
Enemies and Bosses
CHEFES
DE FASE
1. ARAUTA DO AMOR
A Arauta do Amor é
responsável pelo controle de natalidade e com quem os humanos deverão se
relacionar. Suas servas são muito semelhantes à enfermeiras e seus movimentos
de ataque estão relacionados com distração e compostos que dão lentidão, perda
de controle e dano por segundo.
● Com o cenário de corredores paralelos
e transversais;
● O chão é eletrificado e
periodicamente ativado;
● As enfermeiras procuram pelo
Escavador, e quando encontram agarram-o por determinado tempo. Para
desvencilhar-se o jogador deve usar o PEM Moonlight da maneira correta, ou ter
sucesso em push button mini-game;
● Condição de vitória: Hacking com
Moonlight o computador principal da Arauta. Esse hacking demora determinado
tempo ininterrupto para ser concluído;
2. TESOUREIRO
Uma máquina rodeada
de artigos de luxo. Sua criação tem como objetivo entreter as pessoas e colher
dados do que mais os divertiam em épocas remotas para fornecer bem-estar aos
humanos. O jogador deverá escolher entre as opções fornecidas pelo “Apostador”.
Caso a opção seja errada, o jogador leva dano até perder. Caso a opção seja
certa, o jogador avança de nível até liberar uma nova passagem secreta.
(Mini-game de apostas).
3. SENTINELAS DA PAZ
Os
sentinelas são robôs gigantes e esguios que contém câmeras e sensores por todo
o corpo. Eles geralmente são um chefe de fase que consegue se partir em vários
membros para caçar o jogador, consequentemente, aumentando a velocidade. Seus
principais ataques são danos massivos, destrói o drone e o jogador com pisões
ou tiros pelo olho.
● No Quarto 101;
● O cenário são vários corredores de
salas e celas;
● Os Sentinelas da Paz quando divididos
podem ficar quase invisíveis;
● Quando detecta o Escavador, os
sentinelas agarram-se a ele. O que vai diminuindo a velocidade de movimento do
jogador. Para desvencilhar-se o jogador deve usar o PEM Moonlight da maneira
correta;
● Condição de Vitória: Hacking com
Moonlight 5 computadores distribuídos nas salas;
4. MINOVER, MINISTRO DA VERDADE
É
um andróide com armadura que fica o tempo todo preso pelos cabos da sala
principal (Hall of Decisum). Ele coordena o que ocorrerá na Fortaleza pelos
hologramas na sala, que tomam forma dos ambientes monitorados. A batalha com
ele é como enfrentar outro jogador, pois utiliza as habilidades de humano como
atirar e pode consertar os drones que são semelhantes aos seus, mas com
diferentes construções de habilidades. A fase se alterna o tempo todo,
dificultando para o jogador encontrar bons esconderijos.
● Um grande cenário branco, que vai
tomando formas dos cenários dos outros 3 mestres de fase:
○ Fase 1:
■ Corredores de salas com chão
eletrificado ativando periodicamente;
■ Sentinelas da Paz perseguem;
■ Desativar 2 dispositivos de segurança
dos computadores com PEM Moonlight;
○ Fase 2:
■ Adiciona Caçadores de Humanos;
■ Condição de vitória: Desativar 3
dispositivos de segurança dos computadores com PEM Moonlight;
○ Fase 3:
■ O chão dos corredores começam a
mover-se como esteiras móveis;
■ Condição de vitória: Hacking com
Moonlight no computador principal;
CHEFES
SECRETOS
1. CAÇADOR DE HUMANOS
Um dos
sub-chefes opcionais da “GUARDIAN BING”, costuma perseguir os humanos que
tentam fugir da FORTALEZA. Aparecendo eventualmente durante as fases. Sua
aparência é de um cão de caça robótico e tem ótimos sensores de movimento, som
e consegue rastrear o jogador à uma grande distância. A sua principal fraqueza
é a facilidade de se distrair e confundir seus sensores com outros sons.
● Alta Velocidade de Movimento;
● Levemente camuflado;
● Grande raio de detecção;
● Barulhos para despistar produz bom
efeito contra Caçador;
● Captura imediatamente o Escavador;
● Não pode ser desativado;
2. VIGIA DA NOITE
Um dos
sub-chefes opcionais da “GUARDIAN BING”, suas primeiras aparições são como
franco-atirador na “RESOURCE BING”. O Vigia da Noite costuma atirar à
distância, cabe ao jogador conseguir encontrar sua posição e desativá-lo.
● Fica quase invisível;
● Costuma atirar de fora da visão do
jogador;
● Pode detectar o Escavador de longa
distância, mas só ativa o alerta das outras máquinas se atingi-lo;
● Ao atingir, o Escavador cai desacordado
por tempo determinado, e o Nível de Alerta muda para Detectado. Para modificar
o tempo desacordado o jogador deve obter sucesso em push button mini-game;
● Se detectar o jogador ou o Moonlight
próximo, muda de posição;
● Condição de vitória: Atingi-lo com o
PEM;
3. O CARCEREIRO
Um dos sub-chefes opcionais da “GUARDIAN BING”. Sua função é
vigiar a área em que aprisiona o jogador.
● O cenário é em meio às celas da
GUARDIAN BING;
● Lança ganchos a distância que
arrastam o jogador e prende-o na sua cela. Para desvencilhar-se o jogador deve
usar o PEM Moonlight da maneira correta, ou ter sucesso em push button
mini-game;
● Sua fraqueza está relacionada em
enroscar o gancho em paredes ásperas e postes, deixando os lançadores de
ganchos vulneráveis para o PEM Moonlight;
● Condição de vitória:
○ Desativar 2 dispositivo de segurança
PEM Moonlight;
○ Hacking com Moonlight computador
principal;
● Ao vencê-lo algumas celas se abrem,
em uma delas tem um buraco no chão, embaixo da cama. Este dá em uma sala
secreta da RESOURCE BING, na qual é possível enfrentar O ENGENHEIRO;
4. O ENGENHEIRO
Um dos sub-chefes opcionais da “RESOURCE BING”. Responsável
pela fabricação das máquinas.
● Uma grande linha de montagem que
produz objetos que causam dano ao jogador.
● O Engenheiro pode modificar o sentido
das esteiras de produção, fazendo o jogador ter dificuldade de se movimentar;
● Robôs com ganchos que se detectam,
lança o gancho em sua direção, e arrastam o jogador até o buraco de coleta.
Para desvencilhar-se o jogador deve usar o PEM Moonlight da maneira correta, ou
ter sucesso em push button mini-game;
● Paredes de corrente elétrica ativam
intermitentemente;
● Condição de vitória:
○ Desativar 2 dispositivo de segurança
PEM Moonlight;
○ Hacking com Moonlight computador
principal;
● Uma vez que ele for derrotado, as
sentinelas e os trabalhadores não são mais recolocadas após serem destruídas.
INIMIGOS DE FASE
São
máquinas que patrulham ou trabalham nos andares da FORTALEZA.
Todos são derrotados pelo PEM Moonlight (exceto Estalador),
podem ouvir barulhos. São eles:
1. SENTINELAS
a. Patrulham todos os andares;
b. Andam com cassetete e um teaser.;
c. São controlados por unidades de
comando, que enviam seus sinais através de terminais espalhados pela fortaleza.
2. ENFERMEIRAS
a. São robôs com trejeitos femininos;
b. Rápidas;
c. Agarram o jogador por tempo
determinado. Para desvencilhar-se o jogador deve usar o PEM Moonlight da
maneira correta, ou ter sucesso em push button mini-game;
d. Ativam Nível de Alerta: Detectado.
3. OPERÁRIOS
a. São robôs que espalhados pelo andar
do “Tesoureiro”.
b. Normalmente agrupados em grande
número;
c. Não alerta, exceto se causar
problemas na linha de produção;
4. SENTINELAS FIXAS
a. Não pode mover-se;
b. Tem raio de detecção médio, ativa
Nível de Alerta: Detectado;
5. MAGNETO
a. Não se movem;
b. Produzem campos magnéticos que atraem
objetos;
c. Se o campo atingir Moonlight, ele é
atraído até Magneto;
6. ESTALADORES
a. Não se movem;
b. Produz PEMs curtos;
c. Os PEMs fazem estalos barulhentos;
d. Se atingir Moonlight drena parte da
Energia;
e. Imune a PEM;
7. DRONES PATRULHEIROS
a. Visualmente idêntico ao Moonlight;
b. Rastrea a área, e ativa Nível de
Alerta: Detectado ao ver o Escavador;
c. Produz PEM, e se atingir Moonlight drena
parte de sua Energia;
NOTAS FINAIS
Como puderam perceber, a ideia do jogo seria um quebra-cabeça em visão isométrica em um futuro distópico cyberpunk. A ideia seria fazer o jogador questionar suas decisões e pensar o quê é o certo ou errado.
Se algum dia se interessarem por ver este projeto sair do papel, comentem nos comentários!
Abraços,
Paulo Reis
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