GDR #1 - Análise de Brawl Stars no pré-registro

Olá Pessoal,

Está será minha primeira série de análise de jogos GDR (Game Design Review). Estou tentanto manter tudo no padrão de 3 siglas para ficar bonito. Pretendo pegar os jogos que tenho acesso, seja de celular ou PC e passar uma análise técnica. Espero que vocÊs gostem!



Brawl Stars é um jogo multiplayer de arena e jogos de luta livre, desenvolvido e publicado pela Supercell. Aonde o jogador tem a liberdade de escolher seu herói, juntar com seus amigos e disputar contra outros jogadores. O jogo tem formato "top-down view", ou seja, visão superior e consiste de basicamente 3 tipos de comandos: Movimentação, Ataque básico e Ataque Especial.

- Movimentação: Pelo jogo ser de visão superior, é possível se movimentar por todos os eixos do personagem dentro do ambiente plano. 

- Ataque básico: O jogo permite que ao tocar no botão, ele desfira o golpe com mira automática para o inimigo mais próximo e ao arrastar, o jogador controle a mira do disparo. 

- Ataque Especial: A forma de controle é basicamente igual ao Ataque básico, porém o jogador deve esperar a habilidade estar carregada para utilizar.

  Apesar de simples, cada personagem do jogo, chamados "Brawlers", tem suas próprias habilidades, alcance de ataque, dano, vida, habilidade especial que faz com que crie mais variáveis para tornar as partidas mais interessantes. 

Mas aí você me pergunta: O jogo não é simples demais? Será que não dá para enjoar facilmente?

Mesmo que o jogo seja muito simples, a elaboração de recursos e seus modos de jogo dão conta do recado e irei explicar o porquê.

MODOS DE JOGO

As partidas em geral duram entorno de 3 à 6 minutos. Pensando na possibilidade de enjoar o jogador por causa da sua simplicidade, eles criaram diversos modos de jogo, utilizando as mesmas mecânicas dos personagens, que são atualizados diariamente. Existe desde modo "Coleta Gema", até modos como futebol e "Battle Royale". O jogo é tão simples que é possíveis recriar diversos mini-games a partir das mecânicas básicas.


Os mapas também sofrem diversas modificações ao longo da semana, é mudado o layout da fase, posicionamento de obstáculos que são utilizados como cobertura e matinhos utilizados para se esconder. não sei ao certo se isto ocorre por conta do pré-registro ou se será permanente, mas isto ajuda os jogadores à retrabalharem suas táticas e posicionamento. Os mapas lembram muito os jogos do "Legends of Zelda" de Super Nintendo o que mexe com nosso apego nostálgico intuitivamente. Estes elementos de Level Design criam mais dinamismo e elementos de comeback, ou seja, mesmo que o personagem pareça inadequado, sempre há o que possa ser feito para vencer. Também é possíveis destruir estes elementos do cenário dependendo da habilidade do Brawler, podendo tanto dificultar para os oponentes quanto para os aliados na hora de se esconderem e pegarem o adversário de surpresa.

RECOMPENSAS

Mesmo com todos os mini-games, é necessário haver recompensas para que engaje os jogadores mais hardcores e que gostam de conquistar objetivo ou colecionar ítens. O modelo de premiação adotada pelo Brawl Stars é bem sofisticado e, como todo o jogo, é simples. 

O principal método de recompensa do jogo é chamado de "Trophy Road", ele é uma espécie de "Battle Pass" gratuito, aonde possibilita ganhar diversos bônus. Cada personagem ganha troféus que são somados para o perfil do jogador. A soma destes troféus permite que o jogador, através do "Trophy Road", libere recompensas que ajude a melhoras seus personagens, moedas e tickets para participar de mini-games exclusivos.

Também existem outras recompensas que, ao ganhar partidas, possibilite abrir baús de tempos-em-tempos. Todas a motivação das recompensas gira em torno de melhoria de personagem para engajar o jogador em jogar mais e conseguir mais vitória, gerando assim um ciclo.

 Jogar uma partida-> vencer uma partida -> ganhar pontos -> Liberar recompensas -> Evoluir personagem -> Jogar uma partida.

PERSONAGENS

Os brawlers são personagens extremamente carismáticos, tem um desgn elegante, o que permite que você se afeiçoe facilmente por qualquer um deles. Eles também são bem caricatos e como o jogo é baseado em luta-livre existem bastantes personagens que fazem referência a cultura mexicana. Além da arte deles, os personagens não são nada complexos, mesmo o jogo sendo bem dinâmico, você em pouco tempo percebem efetivamente o que cada personagem faz, como trabalhar com ele composições de trios. 




É possível perceber, mesmo que não exista claramente esta divisão, ao menos 3 tipos de personagens e variantes:

- Dano: São personagens geralmente com muito dano, vida moderada e mobilidade moderada. O dano deles varia entre longo e médio alcance. É perceptível que o objetivo deste tipo de personagem é eliminar o oponente.

- Tanque: São personagens com muita vida, mobilidade alta e com muito dano à curto alcance. Onde claramente serve para rivalizar com personagens de dano e proteger seus aliados.

- Controle: São personagens "coringa" onde tem ataques de alcance variado, dano médio e mobilidade normal. Eles geralmente se apresentam como personagens que posiciam torres, curam ou criam áreas com armadilhas. São personagens que geralmente ajudam a impor controle sobre o oponente através de habilidades que negam áreas ou auxiliam os aliados.

CONCLUSÃO


   Na minha experiência destas duas semanas, baseado no modo mais comum (Gem Grab) os personagens são um pouco desbalanceados. Isto fica ainda mais evidente em modos como Showdown que dão muita vantagem para personagens tanques pois o cenário vai se restringindo o que torna um prato cheio para quem tem muito dano à curto alcance. 
   Mas mesmo que isto ainda esteja sendo trabalhado, não senti que a experiência tenha sido frustrante. Como as partidas são extremamente curtas, a jogabilidade é simples e também é possível jogar com amigos, tudo isso acaba passando despercebido e a frustração da partida nem chega à afetar a diversão. Outra decisão acertiva foi incluir possibilidade de jogar com mais 2 amigos, principalmente quando há comunicação entre os jogadores. Isto permite que aumente os espaços de possibilidade entre as partidas, que o grupo se masterize mais rapidamente e crie um engajamento social forte. Tanto é que foi incluído a possibilidade de criar ou participar de um clã. A SuperCell sempre soube trabalhar bem as ferramentas de como satisfazer sua comunidade dentro do jogo, estão mais uma vez de parabéns!

Espero que tenham gostado desta análise e futuramente pretendo postar mais sobre outros jogos!

Abraço e até mais,

Paulo Reis

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