GDD #3 - Work It Up!
Olá pessoal,
Seguindo a série de GDDs e projetos que já trabalhei, segue abaixo um dos meus primeiros jogos trabalhando um com uma equipe profissional.

Seguindo a série de GDDs e projetos que já trabalhei, segue abaixo um dos meus primeiros jogos trabalhando um com uma equipe profissional.
WORK IT UP!
Story
Um trabalhador preguiçoso é acordado pelo chefe e intimado a cumprir as metas do dia se não será demitido!
Game Flow
Work It Up! é um Tapper com Swipe, cujo objetivo é coletar o máximo de documentos possível e entregar para as secretárias, antes que o tempo acabe. Para isso o jogador deverá clicar para andar e ir destruindo as caixas no andar para encontrar a quantidade de documentos necessários para entregar. O trabalhador pode andar destruindo as caixas e arrastar para o lado para mudar de rota. Cada clique representa cerca de 1m (um metro) andado e cada 1m representa um bloco da rota. A proposta da gameplay é se assemelhar a jogos de alternativa binária, com elementos de habilidade e sorte. Para isso, a cada andada, o jogador deverá escolher quais caixas abrir e rápido para encontrar os documentos e passar pela mesa da secretária antes que o tempo acabe, do contrário, o jogo acaba. Todos os obstáculos são possíveis de serem visualizados, entretanto, cada vez mais difícil quanto mais longe for. Para aumentar o nível de tensão, haverá um contador em forma de estamina que reduzirá conforme o jogador demora para andar.
Elevator Pitch
Tape It Up! misturado com Snake vs Block e Burrito Bizon
Character(s) and Controls
O personagem é um trabalhador que precisa coletar relatórios e entregar para as secretárias antes do tempo acabar.
Os controles para o jogo serão:
- TAP: Cada click na tela, permite que o jogador ande um bloco.
- SWIPE: Cada arrasto para a lateral, troca a “rota” que o jogador continuará cavando.
*Os blocos demonstram os espaço de possibilidade para percorrer.
Coisas que não serão possíveis:
- Andar na diagonal.
- Pular obstáculos.
- Andar para trás.
**O jogador poderá arrastar para o lado para mudar de posição, dentre as três existentes: Canto esquerdo, Canto direito e meio.
***O bloco azul representa a secretária. O bloco cinza, os obstáculos.
Main Gameplay Concepts and Platform Specific Features
Gênero
Tapper/Swipe;
Diferencial
- Um jogo dinâmico que balanceia habilidade com sorte;
- Jogo simples, rápido e prático para as pessoas jogarem à qualquer momento;
- Uma forma mais dinâmica para jogos do tipo “escolhas uma das opções”;
- Incentivar a competitividade dentro da rede de amigos próximos;
Game World
O jogo se baseia em um dia de trabalho agitado, aonde o jogador deverá coletar documentos guardados em caixas e entregar para as secretárias antes que o tempo acabe!
Game Experience
Ao iniciar o aplicativo o jogador será apresentado à uma curta cutscene e logo em seguida aparecerá o botão de play, com o personagem dormindo na mesa de trabalho. Ao dar “Play”, o chefe aparecerá e o personagem no susto começará a correr chutando as caixas e coletando papéis. Sempre que o jogador se depara com as secretarias, aparecerá um balão de fala delas dizendo um número. Se o jogador tiver o número ou a mais de papéis coletados, ele entregará automaticamente e o personagem passará por cima da mesa da secretária para continuar a corrida. No caso de papéis a mais, o jogador continuará segurando o resto.
Durante a corrida haverão caixas com um símbolo de interrogação na tampa (?) que servirão para indicar Power-Ups. Os Power-Ups iniciais serão: Coletar toda a papelada em um pequeno percurso (Calibrar a distância e o mínimo e máximo coletável), Ganhar dinheiro assistindo ADS e Contrato Extra, caso o jogador perca, ele poderá ser contratado de novo caso veja um vídeo na tela de “Game Over” e assim volta a jogar. Do contrário, a pontuação máxima que seria “Papéis Entregues” se torna o novo recorde e retorna para a tela principal.
Cada vez que as tarefas são entregues, o jogador ganha uma quantidade de dinheiro, simbolizando ser pago pelo serviço. No menu principal, haverá uma tela com os power-ups e outras coisas que o jogador poderá melhorar, para aumentar sua pontuação e seu dinheiro.
CONDIÇÃO DE DERROTA: A barra regressiva chegar em zero
e Esbarrar tanto que o chefe alcança o personagem;
CONDIÇÃO DE VITÓRIA: Apesar de ser um “Infinity Run” de trabalho, o jogador ganha à medida que entrega os papéis para a secretária e passa para o próximo setor, recebendo um ligeiro aumento sempre que isso acontece. Alguns prêmios aumentam conforme bate os desafios e certos obstáculos podem causar fim de jogo (Verificar Obstacles and Challenges).
Interface
A tela do jogo apresentará a contagem de papéis na mão do jogador e quantos já foram entregues dentro do prazo. As mesas das Secretarias sempre estarão localizadas nas laterais para o jogador escolher entre entregar, ou coletar mais caso não tenha encontrado o suficiente.
Mechanics and Power-ups
Core Mechanic
Clicar na tela para andar mais rápido e deslizar a tela para mudar a rota do trabalhador. Com o celular no modo retrato. O personagem andará de cima para baixo.
Power-ups
Os Power-ups poderá ser otimizados à medida que se paga com dinheiro do jogo para upá-los.
- PAYDAY: O jogador ganha um punhado de dinheiro quando encontra a caixa surpresa e assiste ao ADS:
- Quantidade de dinheiro base;
- Quantidade de dinheiro possível de aumentar;
- Quantidade média por entrega;
- COFFEE: O jogador avança rápido na fase:
- Distância mínima percorrida;
- Distância máxima possível de aumentar;
- EXTRA CONTRACT: O jogador revive após “Game Over”:
- Quantidade base de “Revives;
- Quantidade de Revives máximo possível;
- CONTRACTS X: O jogador pode aumentar o número de contratos que começa:
- Quantidade base;
- Quantidade máxima possível de aumentar;
- IMÃ: O jogador coleta todos os contratos envolta:
- Quantidade mínima de contratos atraídos;
- Quantidade máxima possível;
Obstacles and Challenges
Os obstáculos
- Armários de arquivos: geralmente localizadas nos cantos e fazem o jogador ser demitido caso as derrube.
- Funcionários transitando: Ficam transitando de um lado para o outro na fase e o jogador pode acabar esbarrando, ocasionando na demissão;
- Cadeiras: Ficam geralmente no meio da fase e não ocasiona demissão, mas atrasa o jogador;
- Calcular tempo de atraso.
Ranking
Os ranking serão determinados pela geolocalização, caso não tenha associado o jogo à alguma conta. Caso esteja, o jogador disputará ranking com seus amigos próximos da sua localidade. Mas é possível alterar o filtro de ranking à amostra, nas configurações, por:
- Proximidade
- Amigos próximos
- Todos os amigos do Face
- Brasil
- Global
Desafios e Conquistas
- Conquistas de Engajamento (Conquistas que façam os jogadores se sentirem confortáveis em fazer ações necessárias para a rentabilidade do estúdio)
- Conectar com Facebook;
- Assista 100 Anúncios;
- Assista 50 Anúncios;
- Ganhei 100 de ouro através de anúncios;
- Ganhar seu primeiro ouro;
- Conquistas de Meta (Conquistas que cria objetivos para o jogador, fazendo o jogo ter uma lifetime adequada)
- Ganhar 50 de ouro;
- Ganhar 100 de ouro;
- Ganhar 200 de ouro;
- Ganhar 300 de ouro;
- Ganhar 400 de ouro;
- Ganhar 500 de ouro;
- Ganhar 1k de ouro;
- Descer 50m;
- Descer 100m;
- Descer 200m;
- Descer 300m;
- Descer 400m;
- Descer 500m;
- Descer 1km;
- Conquistas de Direcionamento (Conquistas que façam o jogador conhecer melhor o jogo)
- Melhore seu trabalho!
- Otimize pela primeira vez um dos Power-Ups
- Tome café para acordar!
- Use o Power-Up café pela primeira vez
- Vendo video na hora do trabalho?!
- veja seu primeiro ADS
- Trabalhador!
- Melhore tudo de um power-Up
Cutscenes, Bonus Material and In-App Purchase
Cutscene
Cutscene inicial do jogo. Estará registrado na planilha do Gráfico de Ritmo (Beat Chart).
Bonus Material
O conteúdo de Bonus Material adicional de Skins e cenários diferentes estarão registrados na planilha do Gráfico de Ritmo (Beat Chart).
NOTAS FINAIS
Este foi o primeiro projeto que fiz com uma equipe de amigos que já trabalhavam na indústria. Aprendi muito com eles e até mesmo como gerenciar melhor os projetos utilizando ferramentas e jargões que conversem diretamente com a equipe de desenvolvimento. Infelizmente, com os contratempos e ocupações de cada um, acabou se tornando inviável continuar a produção. Entretanto a experiência obtida, tanto de projetar quanto de produzir foram imensuráveis!
Agradeço à todos pela a atenção e se se interessarem por este projeto, deixem nos comentários. Quem sabe algum dia eu volte a fazê-lo?
Obrigado e até mais,
Paulo Reis
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