GDD #3 - Work It Up!

Olá pessoal,

Seguindo a série de GDDs e projetos que já trabalhei, segue abaixo um dos meus primeiros jogos trabalhando um com uma equipe profissional.




WORK IT UP!


Story

Um trabalhador preguiçoso é acordado pelo chefe e intimado a cumprir as metas do dia se não será demitido!

Game Flow

   Work It Up! é um Tapper com Swipe, cujo objetivo é coletar o máximo de documentos possível e entregar para as secretárias, antes que o tempo acabe. Para isso o jogador deverá clicar para andar e ir destruindo as caixas no andar para encontrar a quantidade de documentos necessários para entregar. O trabalhador pode andar destruindo as caixas e arrastar para o lado para mudar de rota. Cada clique representa cerca de 1m (um metro) andado e cada 1m representa um bloco da rota. A proposta da gameplay é se assemelhar a jogos de alternativa binária, com elementos de habilidade e sorte. Para isso, a cada andada, o jogador deverá escolher quais caixas abrir e rápido para encontrar os documentos e passar pela mesa da secretária antes que o tempo acabe, do contrário, o jogo acaba. Todos os obstáculos são possíveis de serem visualizados, entretanto, cada vez mais difícil quanto mais longe for. Para aumentar o nível de tensão, haverá um contador em forma de estamina que reduzirá conforme o jogador demora para andar.

Elevator Pitch

Tape It Up!  misturado com Snake vs Block e Burrito Bizon

Character(s) and Controls

O personagem é um trabalhador que precisa coletar relatórios e entregar para as secretárias antes do tempo acabar.

Os controles para o jogo serão:

  • TAP: Cada click na tela, permite que o jogador ande um bloco.
  • SWIPE: Cada arrasto para a lateral, troca a “rota” que o jogador continuará cavando.

*Os blocos demonstram os espaço de possibilidade para percorrer.

Coisas que não serão possíveis:
  • Andar na diagonal.
  • Pular obstáculos.
  • Andar para trás.

**O jogador poderá arrastar para o lado para mudar de posição, dentre as três existentes: Canto esquerdo, Canto direito e meio.
***O bloco azul representa a secretária. O bloco cinza, os obstáculos.

Main Gameplay Concepts and Platform Specific Features

Gênero

Tapper/Swipe;

Diferencial

  • Um jogo dinâmico que balanceia habilidade com sorte;
  • Jogo simples, rápido e prático para as pessoas jogarem à qualquer momento;
  • Uma forma mais dinâmica para jogos do tipo “escolhas uma das opções”;
  • Incentivar a competitividade dentro da rede de amigos próximos;

Game World

O jogo se baseia em um dia de trabalho agitado, aonde o jogador deverá coletar documentos guardados em caixas e entregar para as secretárias antes que o tempo acabe!

Game Experience


Ao iniciar o aplicativo o jogador será apresentado à uma curta cutscene e logo em seguida aparecerá o botão de play, com o personagem dormindo na mesa de trabalho. Ao dar “Play”, o chefe aparecerá e o personagem no susto começará a correr chutando as caixas e coletando papéis. Sempre que o jogador se depara com as secretarias, aparecerá um balão de fala delas dizendo um número. Se o jogador tiver o número ou a mais de papéis coletados, ele entregará automaticamente e o personagem passará por cima da mesa da secretária para continuar a corrida. No caso de papéis a mais, o jogador continuará segurando o resto.
Durante a corrida haverão caixas com um símbolo de interrogação na tampa (?) que servirão para indicar Power-Ups. Os Power-Ups iniciais serão: Coletar toda a papelada em um pequeno percurso (Calibrar a distância e o mínimo e máximo coletável), Ganhar dinheiro assistindo ADS e Contrato Extra, caso o jogador perca, ele poderá ser contratado de novo caso veja um vídeo na tela de “Game Over” e assim volta a jogar. Do contrário, a pontuação máxima que seria “Papéis Entregues” se torna o novo recorde e retorna para a tela principal.

Cada vez que as tarefas são entregues, o jogador ganha uma quantidade de dinheiro, simbolizando ser pago pelo serviço. No menu principal, haverá uma tela com os power-ups e outras coisas que o jogador poderá melhorar, para aumentar sua pontuação e seu dinheiro.

CONDIÇÃO DE DERROTA: A barra regressiva chegar em zero
e Esbarrar tanto que o chefe alcança o personagem;
CONDIÇÃO DE VITÓRIA: Apesar de ser um “Infinity Run” de trabalho, o jogador ganha à medida que entrega os papéis para a secretária e passa para o próximo setor, recebendo um ligeiro aumento sempre que isso acontece. Alguns prêmios aumentam conforme bate os desafios e certos obstáculos podem causar fim de jogo (Verificar Obstacles and Challenges).

Interface

A tela do jogo apresentará a contagem de papéis na mão do jogador e quantos já foram entregues dentro do prazo. As mesas das Secretarias sempre estarão localizadas nas laterais para o jogador escolher entre entregar, ou coletar mais caso não tenha encontrado o suficiente.

Mechanics and Power-ups

Core Mechanic

Clicar na tela para andar mais rápido e deslizar a tela para mudar a rota do trabalhador. Com o celular no modo retrato. O personagem andará de cima para baixo.

Power-ups

Os Power-ups poderá ser otimizados à medida que se paga com dinheiro do jogo para upá-los.
  • PAYDAY: O jogador ganha um punhado de dinheiro quando encontra a caixa surpresa e assiste ao ADS:
    • Quantidade de dinheiro base;
    • Quantidade de dinheiro possível de aumentar;
    • Quantidade média por entrega;
  • COFFEE: O jogador avança rápido na fase:
    • Distância mínima percorrida;
    • Distância máxima possível de aumentar;
  • EXTRA CONTRACT: O jogador revive após “Game Over”:
    • Quantidade base de “Revives;
    • Quantidade de Revives máximo possível;
  • CONTRACTS X: O jogador pode aumentar o número de contratos que começa:
    • Quantidade base;
    • Quantidade máxima possível de aumentar;
  • IMÃ: O jogador coleta todos os contratos envolta:
    • Quantidade mínima de contratos atraídos;
    • Quantidade máxima possível;

Obstacles and Challenges

Os obstáculos

  • Armários de arquivos: geralmente localizadas nos cantos e fazem o jogador ser demitido caso as derrube.
  • Funcionários transitando: Ficam transitando de um lado para o outro na fase e o jogador pode acabar esbarrando, ocasionando na demissão;
  • Cadeiras: Ficam geralmente no meio da fase e não ocasiona demissão, mas atrasa o jogador;
    • Calcular tempo de atraso.

Ranking

  Os ranking serão determinados pela geolocalização, caso não tenha associado o jogo à alguma conta. Caso esteja, o jogador disputará ranking com seus amigos próximos da sua localidade. Mas é possível alterar o filtro de ranking à amostra, nas configurações, por:
  1. Proximidade
  2. Amigos próximos
  3. Todos os amigos do Face
  4. Brasil
  5. Global

Desafios e Conquistas

  • Conquistas de Engajamento (Conquistas que façam os jogadores se sentirem confortáveis em fazer ações necessárias para a rentabilidade do estúdio)
    • Conectar com Facebook;
    • Assista 100 Anúncios;
    • Assista 50 Anúncios;
    • Ganhei 100 de ouro através de anúncios;
    • Ganhar seu primeiro ouro;
  • Conquistas de Meta (Conquistas que cria objetivos para o jogador, fazendo o jogo ter uma lifetime adequada)
    • Ganhar 50 de ouro;
    • Ganhar 100 de ouro;
    • Ganhar 200 de ouro;
    • Ganhar 300 de ouro;
    • Ganhar 400 de ouro;
    • Ganhar 500 de ouro;
    • Ganhar 1k de ouro;
    • Descer 50m;
    • Descer 100m;
    • Descer 200m;
    • Descer 300m;
    • Descer 400m;
    • Descer 500m;
    • Descer 1km;
  • Conquistas de Direcionamento (Conquistas que façam o jogador conhecer melhor o jogo)
    • Melhore seu trabalho!
      • Otimize pela primeira vez um dos Power-Ups
    • Tome café para acordar!
      • Use o Power-Up café pela primeira vez
    • Vendo video na hora do trabalho?!
      • veja seu primeiro ADS
    • Trabalhador!
      • Melhore tudo de um power-Up

Cutscenes, Bonus Material and In-App Purchase

Cutscene

Cutscene inicial do jogo. Estará registrado na planilha do Gráfico de Ritmo (Beat Chart).

Bonus Material

O conteúdo de Bonus Material adicional de Skins e cenários diferentes estarão registrados na planilha do Gráfico de Ritmo (Beat Chart).




NOTAS FINAIS

Este foi o primeiro projeto que fiz com uma equipe de amigos que já trabalhavam na indústria. Aprendi muito com eles e até mesmo como gerenciar melhor os projetos utilizando ferramentas e jargões que conversem diretamente com a equipe de desenvolvimento. Infelizmente, com os contratempos e ocupações de cada um, acabou se tornando inviável continuar a produção. Entretanto a experiência obtida, tanto de projetar quanto de produzir foram imensuráveis!

Agradeço à todos pela a atenção e se se interessarem por este projeto, deixem nos comentários. Quem sabe algum dia eu volte a fazê-lo?

Obrigado e até mais,

Paulo Reis


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