GDD #4 - Castle Glass

Olá pessoal,

O post de hoje é sobre o jogo da minha primeira Game Jam que foi em 2014. Foi uma experiência bem interessante e complicada pelo pouco tempo e sermos apenas três pessoas. Espero que gostem da ideia do jogo e comentem, caso tenham se interessado.


CASTLE GLASS

PARTE 01: GAME CONCEPT

  1. HIGH CONCEPT 

O jogo será baseado em uma investigação. O usuário deverá encarnar diversos personagens e obter diferentes perspectivas, com o objetivo de ajudar o detetive a chegar em uma conclusão. O jogador terá a oportunidade de encarnar a pele da vítima e do detetive (Cada um com suas respectivas gameplays e câmeras distintas); 
  1. OBJETIVOS 

  1. Objetivo Geral: 
  1. Conseguir descobrir a verdade por trás do crime. 
  1. Cena do Crime: 
  1. Vítima: O jogador deverá resolver “Puzzles” para que descubra a senha do cofre que contém todos os programas de defesa da casa e, com isso, adquirir o objetivo que será se vingar de Luke Right; 
  1. Detetive: Deverá encontrar pistas que poderão ajudar na progressão das investigações sobre o paradeiro da vítima; 
  1. Interrogatório: 
  1. O jogador deverá reunir as pistas para interrogar o suspeito. 
  1. REGRAS DO JOGO 

  1. Regra Geral: 
  1. O jogador precisará prestar atenção em todo o ambiente, pois os puzzles se utilizarão da percepção; 
  1. O jogo será separado em 3 capítulos. Para avançar em cada uma, o jogador deverá progredir na cena encontrando pistas e resolvendo puzzles; 
  1. O jogo acaba quando o jogador conseguir tirar as respostas do suspeito, através dos itens coletados no cenário 
  1. COMANDOS 

  1. COMANDOS GERAIS: 
  1. ESC: Pause; 
  1. CLIQUE COM O BOTÃO ESQUERDO DO MOUSE: 
  1. VÍTIMA: andar; 
  1. I: Inventário; 
  1. SETAS:  
  1. VÍTIMA: Muda a posição da câmera externa/ paginar documentos; 
  1. DETETIVE: Paginar Documentos; 
  1. A: Vira Esquerda; 
  1. S: Anda para Atrás; 
  1. W: Anda para frente; 
  1. D: Vira para direita; 

PARTE 02: LEVEL DESIGN 


  1. HISTÓRIA DO JOGO 

CASTEL GLASS” conta a história do detetive Hunter, em busca de resposta de um caso de desaparecimento e suposto assassinato da Ms. Right, pelas mãos de seu próprio pai, por motivos desconhecidos. Uma das principais pistam que podem indicar o que houve, são as câmeras de segurança de sua própria casa.  
  1. CENÁRIO CONCEITUAL 

O jogo se passará em dois cenários: 
  1. Cenário do crime: 
  1. O Cenário do crime, muda as cores das paredes conforme os sentimentos dos personagens diante da situação em que estão, mostrando como estão de forma cromática.  
  1. Cores e aspecto do cenário correspondente aos personagens: 
  1. Ms. Right  Cenário aparece em tons cinzentos e escuros, com o vermelho em destaque; 
  1. Luke Right – Preto e branco; 
  1. Detetive Hunter – Roupa geralmente acompanhada de tons amarronzados, e o cenário sempre bem próximo do aspecto real; 
  1. Andar Térreo (Primeiro Andar): 
  1. A sala de estar: 
  1. TV; 
  1. Mesa de centro; 
  1. 2 sofás; 
  1. Tapete; 
  1. 3 Estante de livros; 
  1. Quadro; 
  1. Sala de escritório: 
  1. Estantes de livros; 
  1. Mesa de madeira; 
  1. Cadeira; 
  1. Sala de jantar: 
  1. Mesa de metro; 
  1. Cadeiras; 
  1. Cômoda entre estantes de prato; 
  1. Banheiro: 
  1. Banheira; 
  1. Pia; 
  1. Privada; 
  1. Cozinha: 
  1. Pia estendida; 
  1. Porta objetos, superior à pia; 
  1. Mesa pequena de vidro; 
  1. Cadeiras; 
  1. Geladeira; 
  1. Fogão; 
  1. Andar superior (Segundo andar); 
  1. 3 em cada lado do corredor Quartos: 
  1. Casal: 
  1. Cama de casal; 
  1. Penteadeira; 
  1. Armário; 
  1. Quadro; 
  1. Cofre secreto; 
  1. Filha: 
  1. Cama; 
  1. Penteadeira; 
  1. Armário; 
  1. Quadro; 
  1. Sala secreta 
  1. Corredor: 
  1. Quadros; 
  1. Banheiro: 
  1. Banheira; 
  1. Pia; 
  1. Privada; 
  1. Biblioteca: 
  1. Diversas estantes de livros; 
  1. Mesa de frente para janela; 
  1. Cadeira; 
  1. Quadros 
  1. INTERROGATÓRIO: 
  1. Será apenas uma imagem do detetive e o suspeito, com as opções de provas no menu; 

  1. PERSONAGENS 

  1. Detetive Hunter – Conhecido por ser minucioso e direto em suas investigações. Ele é um homem sério e extremamente inteligente; 
  1. Suspeito Luke Right – É desenvolvedor de mecanismo de segurança, que criou para proteger sua família de pessoas más e sequestradores, dado a sua profissão. Normalmente é cara fechado e não revela o que ocorreu na casa. 
  1. Vítima Ms. Right – É uma mulher linda, porém transtornada, pois brigava muitas vezes com o seu pai e também muito ambiciosa. Ela morre, logo no começo do jogo, possivelmente por seu marido. 
  1. ITENS  

  1. COLETÁVEIS: 
  1. Pedaços de papel (Diário); 
  1. Chaves; 
  1. Discos; 
  1. Pastas; 
  1. Arma do crime; 
  1. Diário da Vítima; 
  1. Cartões; 
  1. Estátuas; 

  1. ANIMAÇÕES 

  1. CUTSCENES 
  1. CAPÍTULO 01: 
  1. Mostrará alguns desenhos da Ms. Right correndo no escuro e na chuva, de repente a porta se fecha e aparece a frase dela pensando “Preciso encontrar aquele CD”. 
  1. Mostra no final a garota abrindo o cofre, onde estava escondido e se depara com uma sombra. 
  1. Mostra o detetive chegando na cena do crime e vasculhando a casa toda. 
  1. CAPÍTULO 02: 
  1. Mostra a cena do detetive observando as gravações. 
  1. O detetive encontra a sala dos monitores, e um vídeo que mostra que o suspeito da trama tev o último contato; 
  1. CAPÍTULO 03: 
  1. O detetive e o suspeito se olham, dialogando sobre o caso; 
  1. O suspeito chora se lamentando sobre o caso e o detetive tenta apaziguá-lo dá o caso por encerrado; 
  1. EFEITOS SONOROS 

  1. MENU: 
  1. Música tema de tensão, (Sons similares aos do RE6, ou mesmo barulho de chuva torrencial); 
  1. Sons de toques, ao selecionar alguma opção; 
  1. GAME 
  1. Páginas virando; 
  1. Passos no assoalho; 
  1. Portas; 
  1. Chave; 
  1. Porta/gaveta Destrancada; 
  1. Porta/gaveta Trancada; 
  1. Toque de coletagem de itens; 
  1. Toque de som ao passar com a seta sobre os itens no inventário; 
  1. Toque sobre os itens ao serem selecionados no inventário; 

PARTE 03: CORE CONCEPT  

  1. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO 

  1. FUNDAMENTAL: 
  1. ROTEIRO: 
  1. CENA DO CRIME: 
  1. PROGRAMAÇÃO: 
  1. Criar câmeras em todos os cantos possíveis da casa; 
  1. Desenvolver perímetros para transição de câmeras; 
  1. Desenvolver possibilidade do personagem adquirir objetos e armazená-los em um inventário; 
  1. Menu de Pause; 
  1. ARTE: 
  1. Casa Conceitual; 
  1. Personagens Conceituais; 
  1. SONOPLASTIA: 
  1. Som dos passos; 
  1. Som dos objetos sendo coletados; 
  1. Som de fundo de piano na casa; 
  1. AVANÇADO 
  1. CENA DO CRIME: 
  1. PROGRAMAÇÃO: 
  1. Desenvolver Puzzles; 
  1. ARTE: 
  1. Modelar a casa; 
  1. Modelar os Móveis; 
  1. Modelar o personagem; 
  1. Criar a arte dos Puzzles; 
  1. INTERROGATÓRIO: 
  1. PROGRAMAÇÃO: 
  1. Tornar selecionável os itens no menu, quando for o momento certo para comprovar que o suspeito está errado; 
  1. ROTEIRO: 
  1. Elaborar diálogos para as diferentes abordagens; 
  1. SONOPLASTIA: 
  1. Criar sons e cliques dos Puzzles; 
  1. FINAL: 
  1. MENU: 
  1. PROGRAMAÇÃO: 
  1. Jogar; 
  1. Configurações; 
  1. Sons (gradiente entre alto e baixo); 
  1. Visor (gradiente entre alto e baixo); 
  1. Créditos; 
  1. Paulo Reis (Game Designer); 
  1. Douglas (Programador); 
  1. Gabriel Prates Simões (Modelador); 
  1. ARTE: 
  1. Tela principal; 


Espero que tenham gostado deste projeto. Investigação  e quebra-cabeças sempre foram meus gêneros literários e de jogos preferidos respectivamente. Na Game Jam, passamos três dias seguidos tentando completar o jogo com todos os seus minigames, mas no final, quando conseguimos completar, infelizmente o personagem foi compilado sendo maior que o cenário, impossibilitando do jogador continuar a história. Infelizmente, quando percebemos isso já havia passado duas horas da entrega do projeto. Naquele mesmo ano, percebemos que o vencedor da Global Jam foi um jogo de investigação como o nosso, mas sem o bug do personagem despreporcional.

Apesar de ter sido engraçado este fato, e termos um equipe pequena, percebemos que ao menos estávamos no caminho certo.

Bom pessoal, agradeço à todos pela atenção e espero que curtam os outros projetos que eu publicar futuramente.

Abraços e até mais,

Paulo Reis

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