GDA #1 - A GAMIFICAÇÃO e a sua importância no Engajamento de Equipes
Olá pessoal,
Estou criando a série GDA (Game Design Articles) que serão uma coleção de artigos que escrevo esporadicamente e irei publicá-los aqui no blog. Espero que gostem!
Como uma gamificação bem aplicada pode melhorar o engajamento da sua equipe e consequentemente proporcionar melhores resultados para os seus projetos!
Olá pessoal!
Ao contrário do que muitos possam imaginar, gamificação não deveria ser um luxo, uma simples brincadeira durante o expediente ou um “diferencial”. A gamificação ela deve ser FUNDAMENTAL para que haja engajamento e resultados cada vez maiores. Mas existem técnicas e métodos corretos para isso. Para entender isso melhor, fiquem ligados que eu explicarei tudo direitinho neste artigo.
O que é gamificação?
Caso muitos de vocês não estejam familiarizados, a ludificação ou gamificação, como é mais conhecida, por definição é a utilização de recursos de jogos que tornam a vida real mais interessante a fim de engajar pessoas para um objetivo. E por mais que estes termos pareçam recentes, a gamificação faz parte da história da Humanidade desde tempos remotos, quando as pessoas ainda mal sabiam ler e escrever.
No princípio a gamificação fazia parte de nossas vidas de forma mais sutil, por exemplo: Se um tecelão decidisse fazer um tecido. Ele passaria a noite toda fazendo o tecido para no dia seguinte o vender. Caso o produto fosse bom, ele seria vendido na hora, caso contrário, o tecelão deveria procurar novas inspirações para fazer novos produtos que agradassem a clientela. Isto é o que atualmente chamamos de Feedback. Por conta da era industrial,as pessoas foram perdendo aos poucos percepção da correlação entre fazer o seu melhor ou fazer direito e obter resultados, diretamente de suas ações. Isto ocorria, pelo fato de que ao trabalhar com as máquinas, inibia a utilidade de qualquer talento ou experimentação de métodos novos. Os trabalhadores só tinham somente uma função dentro de uma linha de montagem, que dificultava ver o impacto de seu trabalho para o cliente.
Acontece que com o passar do tempo, fomos percebendo a relevância do Feedback em nossas vidas, tanto pelo lado educacional (Saber o que é certo ou errado) quanto pelo lado motivacional (Saber se as pessoas estão apreciando o que você faz ou não).
Mas por que isso é importante para a equipe?
Segundo Jane McGonigal, autora do livro “The Reality is Broken”, a principal vantagem da ficção dos jogos em comparação com a realidade é o fato dos jogos terem mecanismos que se comprometem em reconhecer cada ação do jogador, desde seus erros, acertos e outras ações voluntárias que contenham algum significado (McGonigal, 2012). A realidade por sua vez, é pouco objetiva, as pessoas não tem reconhecimento nítido sobre suas ações e se cada ação cometida acarreta em algo, levam a algum lugar ou se estão fazendo da maneira correta. Por esses motivos, a vida real acaba gerando casos de estresse e frustração. No mundo dos jogos, os jogadores costumam resolver desafios cada vez maiores e muitas vezes mais estressantes voluntariamente. Isto se deve ao fato dos jogos serem sistemas discerníveis e integráveis, o que significa que ao contrário da realidade, tudo o que o jogador faz, realiza, cria e alcança é perceptível pelos resultados dinâmicos, espontâneos e o impacto de suas decisões são claras, valorizando cada tomada de decisão e recompensando as tomadas certas de forma proporcional ao desafio (Zimmerman e Salen, 2004).
Ok, mas o que isto significa?
O que em outras palavras, significa que se você quer obter os melhores resultados, o primeiro passo é sempre que tiver algum feedback tanto do projeto quanto da equipe, repasse para a sua equipe. Este é o primeiro passo para você moldar um time que trabalhe de acordo com as suas normal de qualidade. E podar o mais rápido possível, antes que os erros cheguem e cabeças rolem.
Mas emfim, o que é preciso ter em mente para se fazer uma boa gamificação na sua empresa?
meta,regras, sistema de feedback e participação voluntária.
1. Participação Voluntária
Sabe quando você se interessa tanto por algo que gostaria de fazer parte? Então… Tá na hora de aprender a criar este sentimento na sua equipe ;D
O primeiro e mais importante: FAZER AS PESSOAS QUEREREM FAZER! Isto pode ser obtido de diversas maneiras, seja numa conversa com cada envolvido do projeto e criando uma vontade de cada um participar, seja ela monetária (Apesar da segunda opção ser reconfortante, ela tem uma curvatura de desempenho que pode cair ao longo do tempo, mas este assunto fica para outra hora), através do reconhecimento que obterá ao participar e etc.
Uma vez ouvi falar que um dos animes que mais viralizaram no mundo, chamado de “One Punch-Man” tinha um Budget muito apertado. Mas a equipe que foi alocada para o projeto estava tão interessada em fazer esta ideia sair do papel que se fosse colocar na ponta do lápis o investimento e esforço deles, daria duas à três vezes o valor investido. Tudo pelo simples fato que além do dinheiro, eles tinham liberdade de desenvolver da maneira que achassem melhor e a ideia de cada um foi ouvida. Gerando uma ação voluntária.
2. Sistema de Feedback
Nada como uma boa conversa pra se passar um feedback =)
O segundo passo e o mais importante para se começar a falar do assunto: Feedback. Como eu havia citado muito ao longo do artigo, irei apenas citar alguns pontos que interessam no feedback. É necessário primeiro analisar o que cada membro da equipe irá fazer, como recompensar quando fizerem um bom trabalho, estabelecer entre todos o que é um bom trabalho (se é permitido “demorar” para entregar algo mais completo ou algo dentro do prazo) e entender como funcionará o crescimento deste membro da equipe, tanto no projeto quanto na empresa. Estas condições permitem que as pessoas mais esforçadas e ambiciosas saibam exatamente o que fazer, tanto para entender as exigências do projeto, quanto para entender como se manter entre os melhores da empresa. O quê casa bem com o próximo tópico.
3. Metas
Um bom exemplo à ser citado sobre metas é a troca de faixa no Karatê e os cargos militares. A pessoa que faz academia ou entra para o serviço militar, sabe exatamente como deve treinar/trabalhar e o quê é preciso fazer para crescer e chegar onde quer chegar. O problema que muitas pessoas enfrentam é terem vocação para alguns cargos, mas não saberem como se projetar até chegar nele e isso pode gerar frustração. Nos jogos, as metas geralmente indicam exatamente o que o jogador precisa fazer, tanto para evoluir naquele sistema, quanto para melhor indicá-lo de como chegar no seu objetivo da melhor maneira possível. Seja falando para onde deve ir, o que é preciso fazer, o que ele ganha se fizer mais do que o necessário e principalmente: Mostra como cada ação dele o faz chegar mais próximo de suas metas.
4. Regras
Façam todos conhecerem =)
E por fim e não menos importante… como tudo o que existe, é também necessário estipular Regras Claras. Muitas vezes já me deparei com muitos amigos e alguns colegas que tinham alguns conflitos no local que trabalhavam ou mesmo dúvidas do que pode fazer em determinadas situações, porque as empresas não estipulam regras claras. Regras estas que servem tanto para punir o que acontecer de errado, quanto bonifica quando se faz algo certo e que ajudem as pessoas a saberem o que fazer quando estiverem com certas dificuldades, mesmo que pareça óbvio. Geralmente as regras de trabalho não são levadas à sério e não dão muitas vantagens para quem faz tudo direito.
Espero que estas dicas rápidas ajudem a vocês abrirem a mente e obterem mais sucesso em suas empreitadas!
Um grande abraço e muito obrigado pela atenção!
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