GDA #3 - O SEGREDO por trás dos aplicativos de SUCESSO
A relação da gamificação com a experiência dos Usuários!
Olá pessoal! Neste artigo eu pretendo mostrar com mais clareza e de forma simples, como a gamificação é relevante para o nosso dia-a-dia e principalmente como utilizá-la para ganhar notoriedade em seus projetos. Muitos dos fundamentos usados eu tirei como base nos meus artigos anteriores. Caso queiram saber mais, acesse este meu perfil do LinkedIn e boa leitura!
A Relação entre softwares e Usuários
Para deixar tudo mais claro: A grande maioria dos sistemas são projetados com base na experiência que o usuário irá obter. Isto significa que a cada função ou detalhe desenvolvido é necessário sempre ter em mente se: as pessoas irão conseguir fazer tudo com facilidade, se irá gerar maior praticidade no cotidiano delas, se irá resolver algum problema, entre milhões de outros questionamentos. Compreender a experiência que o usuário irá obter é o primeiro ponto para saber como resolver seus problemas.
PERGUNTA: E quando outros projetos no mercado sabem resolver os problemas que quero resolver?
RESPOSTA: Então saiba como trabalhar o bem-estar dos seus clientes/usuários.
E a partir de agora irei mostrar alguns exemplos disso.
PARTICIPAÇÃO VOLUNTÁRIA
Wikipedia
Já parou para pensar que a maior enciclopédia do mundo é de graça? Apesar de não haver nenhuma ferramenta de incentivo notório, as pessoas que estão escrevendo seus artigos tem como objetivo partilhar do seu conhecimento com as pessoas e o mundo de forma gratuita, ou seja, não são pagas para tornar o Wikipedia cada vez melhor! A sensação de relevância social, de que as coisas das quais você sabe e compartilha tem alguma diferença para as pessoas, se torna um motivo bom o suficiente para se estar escrevendo lá.
Stack Overflow
Muitos da área de T.I. estão familiarizados com este site. Apesar da proposta ser similar ao Wikipedia, ele tem coisas interessantes que trabalham com o interesse dos usuários pela plataforma. A cada contribuição dos usuários, seja principalmente respondendo perguntas, ele ganha 10 pontos de reputação. Dependendo da sua contribuição para as dúvidas de outros usuários, ele pode chegar a ganhar medalha que são expostas em seu perfil. Este tipo de gamificação tem uma relevância imensurável para as pessoas, pois ela permite que muitas empresas e setores da área vejam o quanto aquela pessoa entende do assunto e como ela é uma ótima solucionadora de problemas. E ainda mais: É possível ver nitidamente o que especificamente aquela pessoa sabe, facilitando a buscas por pessoas qualificadas na área e aumentando o interesse de pessoas que estejam interessadas em novos desafios. Tudo com um simples sistema de pontuação e medalhas.
UBER
Uber é um caso muito interessante de Participação voluntária e economicamente uma das mais relevantes! O Uber em si é uma empresa de T.I. como qualquer outra que permite que qualquer pessoa com um carro e vontade dirigir participe e divida os lucros da corrida, simplesmente fazendo o devido cadastro pelo aplicativo. Acontece que apesar de não haver nenhuma métrica notória de gamificação, ele faz uso da noção mais básica do mercado: “Eu quero fazer isso e quero ser pago”. Um aplicativo que tire toda a burocracia e dor de cabeça para trabalhar no que você quer sem se preocupar, chama muita atenção, principalmente para pessoas que estão desempregadas por qualquer motivo. É a partir daí que a participação voluntária ganha mais força. Além de ter métricas de avaliação que beneficia o motorista que tem as melhores notas. Isso é de fato genial!
SISTEMA DE FEEDBACK
Qual a principal função que o Facebook investe massivamente para que crie engajamento entre os usuários? Consegue adivinhar? Se você está pensando nos “Likes” eu gostaria de dizer que você está…errado! Em um evento de Campeonato de Programação eu conheci um dos engenheiros de Softwares do Facebook e ele disse algo de extrema importância: “A principal função do Facebook que gera milhões de dólares é a barra de notificação”. Isto ocorre porque sempre que acontece algo na rede social as pessoas vão de imediato ver o que é. Principalmente se for algo à respeito delas ou das quais as interessam. O botão de Notificação é um conceito de Feedback bem instigante, que leva ao usuário querer voltar sempre para saber o que tá rolando de novo ao seu redor e isto pode beneficiar tanto o usuário, quanto as empresas e eventos que querem que as pessoas fiquem por dentro do que elas fazem.
Eu poderia citar isto no Facebook, mas acredito que é aqui que esse negócio brilha: Os Likes! Os Likes aqui são extremamente importantes, tanto para dar relevância as suas fotos, quanto para você saber quais das suas postagem as pessoas mais gostam e quem sabe focar naquele tipo. Mesmo que forneçam números de vaidade (números que não fornecem informações relevantes), ele permite que as pessoas postem coisas conforme o interesse do seu ciclo de pessoas e assim gerando mais curtidas nas próximas postagem. Um exemplo clássico de feedback para saber o que dá “certo” ou “errado” e evoluir. O Instagram também permite “tagear” as postagem com hashtags “#” relacionadas trazendo pessoas que se interessam pelo assunto àquele post. Tudo em cima do Feedback. Este conceito é tão forte, que pode chegar a “viralizar” postagem mais relevantes para as pessoas do seu ciclo simplesmente por você postar uma foto!
Nubank
Nubank usa com maestria os casos citados acima. Novamente para receitar a importância do Feedback para as pessoas, a falta dele pode ocasionar frustração, desinteresse e até stress para os usuários. Aqui, a coisa funciona fluída e extremamente interessante! Cada compra feita, você é notificado no ato, mostra o valor da fatura e quanto ainda pode gastar. A proximidade com o dia da fatura e um histórico de gastos, organizados por “Tags”, além de gráficos de uso gera no usuário uma sensação de conforto, confiança de que tudo o que ocorrer com seu dinheiro será informado e satisfação de poder controlar da melhor maneira que desejar.
METAS
Kickstater
Kickstarter é um site de vaquinhas virtual. As pessoas podem se cadastrar e cadastrar seus projetos e para cada meta de doação atingida ou quantidade doada, existe uma recompensa diferente. O sistema de meta é extremamente importante quando se trata de cativar as pessoas por maior tempo possível. As pessoas que já foram instigadas a se interessar pelo seu projeto precisam vislumbrar onde todo o apoio, incentivo ou mesmo o interesse deles pode levar. Saber onde você irá chegar quando se dedica em algo é uma parte muito importante para manter as pessoas engajadas. Numa vaquinha virtual, as pessoas conseguem acompanhar o trabalho da pessoa/grupo e saber como seu apoio impacta no desenvolvimento do projeto. Além de serem recompensadas com algo do projeto conforme aumenta sua ajuda monetária para fazer a ideia sair do papel.
Next Bank
O Next é um aplicativo de banco muito interessante! Ele permite que os usuários cadastrem suas próprias metas e organizem suas próprias festas de forma simples e intuitiva. Em seu aplicativo é possível visualizar o quão próximo você está da sua meta e quanto você pode ou não gastar para manter o controle do seu financeiro e alcançar seus objetivos. Acontece que essa ideia é ótima para as pessoas se darem conta de como cada passeio, bar e festas influenciam na conquista de seus gastos e dão a perspectiva mais completa do quão perto você está dos seus sonhos! Outro aplicativo que merece o selo de genial.
REGRAS
YouTube
Antes que eu seja apedrejado, gostaria que entendessem um novo conceito e achei propício que se encaixasse em regras. Neste caso, é um caso sobre como não fazer. E este conceito é de saber o que é possível fazer dentro de um ambiente estabelecido. No YouTube, existem diversos relatos das pessoas desconhecerem com precisão as regras da plataforma. Motivo pela qual gera muita frustração entre seus usuários que querem poder usufruir de todas as ferramentas e espaço de possibilidades possíveis. Mesmo que no princípio isto não tenha sido tão necessário, a medida que uma empresa cresce, suas restrições precisam ficar cada vez mais cautelosas e objetivas para as pessoas compreenderem seus próprios limites sem serem punidas por isso.
Entretanto, além desse ponto, o Youtube também nos ensina algo interessante: usar esta plataforma como um ambiente recreativo. Ambiente este que permite que qualquer um, a qualquer momento faça conteúdo sobre o quê tem mais afinidade e assim gerar oportunidade de monetização. Assunto este que vale um artigo específico sobre este tema de recriação.
Em outras palavras: Regras não servem só para restringir, mas também para incentivar a exploração de novas possibilidades. Quanto mais claras, menos pessoas se sentiram injustiçadas.
BÔNUS MATERIAL
Novamente, para os que tiveram paciência de ler até aqui, vai um compilado de dicas que resumem o que todos estes sites citados acima tem de bom:
- Simplicidade: O usuário consegue entender tudo o que pode fazer, só de acessar o site ou entrar no aplicativo.
- Espaço de Recriação: A maioria dos sites que emplacam, permite que as pessoas façam dela seu parque de diversão. Explorem e usem sua criatividade ou seu talento para melhor compreender o sistema e quem sabe faturar com ele.
- Feedback: Como vocês já devem esta cansados de ler, mas reforço. O Feedback é essencial para as pessoas compreenderem se o que fazem permite que elas cheguem onde querem ou não. Ter isso claro, ajuda em muito a aumentar o interesse.
- Visibilidade: As pessoas terem de forma visual, desde suas metas, até seus feitos, permite que elas se interessem em continuar naquilo. A visualização faz com que elas se organizem, vejam do que são capazes e façam as pessoas perceberem que elas são.
- Fazer o que acha certo: Ganha destaque aqui, sistemas e aplicativos que além de permitir que as pessoas se sintam mais à vontade, também permita que ajude ao próximo com toda a facilidade do mundo. Sistemas que permitem ajudar e que também em qualquer lugar alguém pode te ajudar, não tem preço. Ressalto exemplos como: PicPay (por facilitar pagamentos) e WeChat.
Então é isso pessoal, estão aqui todas as minhas dicas e análises de forma simples para vocês refletirem e pensarem para os seus projetos. Espero que tenham gostado e caso tenham alguma dúvida, podem entrar em contato comigo.
Abraço e até mais!
Comentários
Postar um comentário