GDA #5 - 3 MOTIVOS que fizeram os jogos de CARTAS serem um sucesso MUNDIAL e o quê eles nos ENSINAM sobre NEGÓCIOS DIGITAIS!

Coisas que você deve saber além de ter um excelente produto e que os jogos de cartas podem nos ensinar!

Olá pessoal! Neste artigo, eu pretendo me focar na explicação de um dos pontos citados anteriormente no artigo “O Segredo por trás dos aplicativos de sucesso”. Para os interessados em entender com mais profundidade como uma plataforma de qualidade é desenvolvida e como isso se originou dos jogos. Espero que esta leitura possibilite novas ideias e garanta o surgimento de projetos cada vez mais inovadores e de sucesso!

Uma breve história sobre jogos de baralhos

No princípio, muitos jogos famosos foram criados a partir da abstração de uma rotina ou em elementos militares. Era entendido em muitas culturas, que a experiência lúdica providenciavam uma forma de instigar o aprendizado sobre coisas que fossem importantes para a sociedade, tais como, Mancala(um jogo sobre semeadura) e Xadrez (uma abreviação de táticas militares e conceitos de estratégia). Mas além destes tipos, também surgiram outros que se focavam em apenas serem puros entretenimento, como jogos de dados e apostas. Em meio a este cenário, foi percebido que os jogos mais clássicos, tinham uma “desvantagem”: para jogá-los, era necessário ter peçastabuleiro e não havia muitos outras formas de jogar, além dos que já estavam estabelecidos pelas regras. Foi então, que com o advento do baralho e seu estrondoso sucesso, muitos questionaram o motivo pela qual jogos de cartas eram tão populares entre as pessoas, e com anos de estudos, acabaram descobrindo três elementos que gerariam este fenômeno. Eles são:

Portabilidade

Qualquer pessoa poderia carregar um baralho no bolso e jogar em qualquer lugar. Seja na casa de parentes, em algum estabelecimento ou no carro. A facilidade de carregamento e sua praticidade garantiam o entretenimento em qualquer lugar. Apesar deste conceito ser banalizado hoje em dia com o advento dos smartphones, isto era inovador para a época.

Pessoas

Logicamente um dos fatores cruciais para o sucesso dos jogos de cartas. Mas aqui, este ponto tem diversos aspectos, desde comunidade, pessoas que compartilham dos mesmos interesses em um tópico específico de jogo(poker, blackjack, truco e etc) até o fato de existirem possibilidades de um ou mais jogadores dependendo do jogo.

Plataforma

E aqui está a parte mais interessante disso tudo: O baralho é uma plataforma. Isto significa que existe diversos tipos de jogos que podem ser elaborados com um simples deck de cartas, para diversas idades, pessoas, culturas e até mesmo número de pessoas, como dito acima.

E por quê isto é tão importante?

A relevância disto é enorme e é fácil de exemplificar se considerarmos os dias de hoje: Imagine o caso dos celulares hoje em dia. Ele é portátil, é possível se conectar com pessoas, interagir de diversas formas e nele contém diversos aplicativos que ampliam os horizontes do que podemos fazer. A Medida que os celulares evoluem, as empresas que criam aplicativos tem espaço de criar coisas cada vez mais complexas e ganharem cada vez mais dinheiro! Isto é um ciclo virtuoso e que quanto mais um cresce, mais o outro também cresce.

Outras Meios de utilizar as 3 principais características dos baralhos

Além dos exemplos de celulares, temos também Plataformas Digitais em geral que são uma forma das pessoas se expressarem e se desenvolverem dentro de um ambiente que acreditam ser importante para elas. Gera possibilidade das pessoas compartilharem suas ideias e expressarem seus talentos em muitos casos, como no Youtube, LinkedIn, Stack Overflow e assim por diante. A relevância destes tipos de serviço é a possibilidade de retroalimentação de usuários. Quanto mais usuários puderem gerar seu conteúdo, maior a chance de surgirem mais pessoas interessadas.

Conclusão

O ponto sobre tudo isso novamente é: Desenvolvimento Concomitante. Negócios para as próximas gerações que conforme a empresa cresce, mais seus colaboradores e clientes também se desenvolvem. Este tipo de negócio é nitidamente perceptível, por exemplo, em casos como a MARVEL. Quanto mais filmesanimações e HQs a Marvel cria, mais brinquedos, eventos, youtubers crescem em procura e geração de conteúdo. Temos o GOOGLE PLAY, onde qualquer pessoa pode baixar qualquer aplicativo ou criar um e assim fomentar a plataforma exponencialmente. Esta é uma estratégia tão peculiar que torna o cliente não somente mais um cliente, e que se usada com sabedoria, gerará mais colaboradores em sua jornada empreendedora.

Espero que tenham gostado do conteúdo e que isto ajude a criar negócios digitais cada vez melhores! Abraço!

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