GDD #8 - Spy Co.

Olá gamers e designers,

Neste post irei postar mais um GDD antigo que escrevi. O GDD se trata sobre um jogo de simulação baseado no Fallout Shelter, mas com espiões. Espero que gostem e este projeto tenha muito à acrescentar na carreira de vocês!




SPY CORP. (Game title)

Android/IOS (Game platform)

10-35 (Target audience)

+10 (Rating)

SIMULATION (Genre)

GAME SUMMARY

Franquias de espionagem, agentes habilidosos e bem equipados VEM surgindo no mundo todo, prontos para cumprir suas missões. Cabe ao jogador criar sua própria empresa e torná-la a maior agência de espionagem do mundo!
O jogador deverá administrar uma empresa de espionagem. para isto, ele deverá construir, expandir, recrutar agentes e os mandar em missões para aquisição de recursos. Há também um sistema multiplayer assíncrono no qual pode-se invadir bases de outros jogadores, pilhar recursos e contratar agentes adversários.

 GAME DESIGN

STORY AND GAMEPLAY

   Com o advento da Terceira Grande Guerra Mundial, o mundo entrou em crise econômica e muitos países passaram ainda a ter dificuldade de restabelecer alianças novamente. Foi então que serviços de espionagem passaram a surgir como uma forma de garantia que um país aliado realmente era "amigável" ou não. Para evitar qualquer envolvimento político direto, serviços privados de espionagem surgiram e se tornaram um negócio altamente rentável, havendo uma crescente economia e agentes cada vez mais habilidosos garantindo os serviços mais altamente secretos, aonde informação é poder. Em meio a este cenário, o jogador será um novo gerente que embarcará no empreendimento de super espionagem e deverá administrar sua empresa para crescer no ramo.

GAME FLOW

   O jogador deverá administrar uma empresa de espionagem. Para isto ele deverá construir a empresa, expandí-la, recrutar agentes, mandá-los em missões e proteger o local de futuras invasões. O jogador também obterá VMs (Virtual Money) para poder comprar upgrades e desenvolver ainda mais seus agentes e sua empresa. O projeto é orietatado pelas mecânicas de Construção e a mecânica dos Agentes. O objetivo é de tornar o modo construção e gerenciamento os pontos de maior controle do jogador enquanto os agentes são variáveis de sucesso e fracasso, permitindo a possibilidade de se tornarem mecânicas de "Comeback".
 

CHARACTER(S) AND CONTROL(S)

Character(s)


   Os Agentes serão gerados aleatoriamente. Cada agente contém as seguintes informações:
 

  • Codename: Os agentes terão nomes fictícios montados aleatoriamente que serão combinação entre o primeiro nome com relação à cores e o último nome com relação à animais (Ex: Black Lion, Red Fox, White Halk e etc).
  • Life Point: Todos os agentes conterão um nível de vida e perdem sempre que são enviados em missão ou defendem a empresa das invasões. A vida dos agentes varia de 100HP à 500HP.
  • Energy Point: Cada agente contará um nível de energia que é gasto quando mandado para missões ou ficam em atividade sem dormir. Todos contém no mínimo 100 de EP.
  • Salary: Cada agente terá um salário que é o valor correspondente ao seu preço por missão.
  • Humor: É um termômetro que indica o quanto o agente está sendo aproveitado. Caso o jogador não o mande para missões, não descanse e/ou não seja pago devidamente por falta de verba, o agente pedirá demissão;
  • Expertise: Todos os agentes terão níveis diferentes de cada uma das expertises que variam de 1 à 10:

 

  1. Inteligence: Assistência em missões, descoberta Informações, Descoberta de agentes.    
  2. Technology: Desenvolvimento de certas armas (cada agente com esta perícia pode desbloquear um tipo específico), Evolução de armas e itens. 
  3. Range Combat (Closed): Aumento de chance de sucesso em missões em lugares estreitos do tipo 'desestabilização'.
  4. Range Combat (Distant): Aumento de sucesso em missões em lugares largos do tipo 'desestabilização'.
  5. Stealth: Aumento de sucesso em missões de roubo de informação.
  6. Charisma: Aumento de sucesso em missões de recrutamento.


  Alguns agentes também conterão habilidades especiais, permitindo que certos itens sejam liberados para desenvolvimento na loja. As habilidades possíveis são:


  • Snipers Developer: Libera novas armas do tipo sniper para o jogador comprar;
  • Handgun Developer: Libera novas armas do tipo pistolas para o jogador comprar;
  • Rifle Developer: Libera novas armas do tipo rifle para o jogador comprar;
  • Shotgun Developer: Libera novas armas do tipo espingarda para o jogador comprar;
  • Granade Developer: Libera novas armas do tipo granada para o jogador comprar;
  • Fashion Designer: Libera novas roupas para o jogador comprar;


OBS*: Estas habilidades são raras e elas vem natas até o nível cinco. Quanto maior o nível da habilidade especial do agente, mais ítens podem ser desbloqueados na loja para comprar.

Por outro lado, alguns agentes são de má-índole e podem causar problemas na base caso não se livre deles:


  • Troublemaker: Faz agentes próximos ficarem machucados e perderem os LIFE POINTs gradativamente enquanto permanecer no mesmo compartimento;
  • Whisperous: Faz agentes próximos terem seus humores abaixados gradativamente;
  • Thief: Gradativamente o jogador vai perdendo dinheiro enquanto este agente estiver trabalhando na empresa;
  • Lazy: Estes tipos de agente demoram o dobro do tempo para fazer as tarefas necessárias em missão;

 
   OBS**: As habilidades especiais não são habilitadas para visualizar na ficha, até que o jogador tenha submetido o agente às condições necessárias para demonstrar suas competências.

Building(s)

   Cada área da empresa influenciará nas expertises dos agentes e permitirá que mais possam ser recrutados. Também haverá níveis de evolução de 1 à 10:
 

  • Room: Aumenta o número de agentes residentes e permite que os agentes descansem (4 agentes por vez);
  • Bar: criar novas receitas e melhorar seu humor (4 agentes por vez);
  • Medical Ward: Local onde os agentes irão recuperar HP ou serão revividos (4 agentes por vez);
  • Office (Support): Os agentes que ficarem no "Office" aumentarão o número de missões (4 agentes por vez);
  • Office (P&D): Desenvolvimento de novos equipamentos (4 agentes por vez);
  • Training Room (Closed): Aumenta o nível de combate à curta distância dos agentes (4 agentes por vez);
  • Training Room (Distant): Aumenta o nível de combate à longa distância dos agentes (4 agentes por vez);
  • Hall: Entrada e saída dos agentes para missões(perto) (8 agentes por vez);
  • Server Room: O servidor é onde está armazenado o dinheiro do jogador. Caso os invasores o destrua, o jogador perderá dinheiro.

 
   OBS***: O jogador começará inicialmente com a sala do servidor e no tutorial, irá ensinar a como construir, começando pelo Hall, por ser um compartimento único.

Control(s)

   Os controles são baseados em "Touch", "Slide" e "Drag n' Drop".

  1. Touch: Sempre que o jogador quiser selecionar uma opção ou visualizar o perfil dos agentes e da construção, ele irá tocar.
  2. Slide: Servirá para seleção ou visualização do "mapa".
  3. Drag n' Drop: Quando o jogador quiser mudar o agente de lugar, ele poderá tocar no agente arrastar para o local desejado.


MAIN GAMEPLAY CONCEPTS AND PLATFORM SPECIFICS FEATURES

What kind of play does the player engage in?
Jogos simples e rápidos que podem ser abertos em qualquer lugar e seja um passatempo divertido.

What genres are they?(Driving, shooting, platform, and so on)
   Jogos de celular do tipo Simulação em 2D plataforma com temática de espionagem futurista, do tipo infinitos que providenciam quebra de recordes.

How is the sequence of play broken up? (Levels? Rounds? Story chapters?)
   O jogo é divido em níveis de evolução dos agentes e dos compartimentos da empresa. Conforme os funcionários evoluem, novos compartimentos são criados e conforme novos compartimentos podem ser criados, novas possibilidades de agentes surgem.


If there are multiple minigames, list them out by name and give short descriptions.

  • Defense: O jogador deverá arrastar seus homens para as áreas que estão sofrendo ataque na empresa, para netralizá-los.
  • Intruder: O jogador receberá na caixa de mensagem algumas pistar de um agente infiltrado e ele deverá encontrar entre seus agentesquem é. Caso erre mais de 2x, o infiltrado roubará uma quantia em dinheiro.


If there are specific cool gameplay scenarios, list them.
   Uma empresa de Espionagem.

USPs from the concept overview should be included and briefly detailed here.

  • Um jogo de simulação 2D sobre agências de espionagem;
  • Gerenciamento de recursos, sendo uma simplificação de como gerenciar uma empresa;
  • Mecânicas de gerenciamento;


Diagrams of game concepts. 

  • Core Loop: O jogador deverá recrutar agentes para mandá-los em missão, ganhar recursos, investir na base para contratar agentes cada vez melhores. <![DiAGRAMS]( Ref/SpyCorp_CoreLoop001.png)   "Core Loop do Spy Corp.">
  • Mission Flow: As missões farão uso de certas expertises dos agentes para serem efetuadas e garantirão recompensas diferentes. <![DIAGRAMS](Ref/SpyCorp_MissionFlow001.png)"Mission Flow do Spy Corp.">
  • Building Functions: Cada construção terá uma função diferente dentro do jogo.
  • Mission Flow: As missões farão uso de certas expertises dos agentes para serem efetuadas e garantirão recompensas diferentes. <![DIAGRAMS](Ref/SpyCorp_BuildingFunctions001.png)"Building Functions do Spy Corp.">

What game features are unique and capitalize on the platform’s hardware? (Hard drive, touch screen, multiple screen, memory card, and so on.)

Por ser um jogo para Smartphones, os recursos a serem trabalhados serão Touch screen, visando a utilização da tela no modo retrato.

GAME WORLD

   O mundo de Spy Corp. se passa logo após os eventos da Terceira Grande Guerra Mundial, aonde passaram a existir agências de espionagem no mundo inteiro por divergências ideológicas.

INTERFACE   


  1. Screens: O jogo inteiro será projetado para ser jogado com o celular na vertical (Modo retrato) para que tudo possa ser feito com apenas uma mão. As telas necessárias, serão as seguintes:
    1. Main Menu: Ao iniciar o jogo, o jogador já se deparará uma tela mostrando a empresa que ele criou ao fundo e os botões "Start", "Settings" e "Credits";
    2. "Start": Na tela de Start o jogador poderá escolher: 'SAVE', 'CREATE A NEW SAVE' e 'CONTINUE';
    3. In-App Purchase: Clicando no botão de VM (Virtual Money) do jogo, aparecerá opções de compra;
    4. In Game: Na tela do jogo, haverá: "Botão de menu", "Construir" (para entrar no modo construção),"Messanges", "Contracts", quantidade de dinheiro e quantidade de agentes no canto superior;
    5. Profile: Ao clicar no agente, você verá um arquivo explicando a nacionalidade, sexo, especialidade, salário e itens em seu inventário.
    6. Complex Status: Ao clicar em um compartimento, você verifica os dados de quantas pessoas são necessárias para trabalhar, nível, custo e quanto fornece de pontos para a empresa.
    7. Complex Notices: Ao clicar nesta opção, o jogador será informado de todos os eventos que ocorreram no jogo.
  2. Spy Drone: É um botão flutuante que representará o menu do jogo. Ele poderá ser chamado com dois toques em qualquer ponto da telas e ao tocar no "Spy Drone", ele mostrará opções de menu envolta dele em formato de fala. O drone mostra de 3 (três) em 3 (três) opções havendo uma quarta "..." que serve para mostrar as próximas. As opções apresentadas são:      
    1. Notícias;
    2. Construir;
    3. Agentes;
    4. Missões;
    5. Inventário;
    6. Social;
    7. Configurações;


MECHANICS AND POWER-UPS

Core Mechanic(s)

   São as mecânicas essenciais que irão nortear as decisões do projeto.

  • Building: O jogador poderá posicionar os compartimentos como se fossem salas e andares da empresa. A construção demorará um tempo conforme o nível sobe.
  •  Repair: Consertar locais danificados. Demanda recursos e tempo.
  • Recruting: Eventualmente aparecerão agentes na porta da empresa para pedir emprego. O jogador pode contratá-los clicando neles e em seguida no botão "Hire Me".
  • Paying: Todos os agentes tem um preço que é cobrado sempre que fazem missões.
  • Missions: No menu haverá uma opção chamado "MIssions". Os contratos são missões que o jogador escolherá para enviar seus agentes e ganhar dinheiro. Cada contrato tem tempo diferente e recompensas diferentes.
  • Working: Ao mandar um agente para dos escritórios de P&D, é possível que ele encontre armas, ítens e outros agentes para recrutar.
  • Invading: Eventualmente surgirá um alerta de invasão e o jogador deverá posicionar seus homens para parar a invasão de outrros agentes.
  • Auto-Atack: Quando os agentes estão próximos dos inimigos, eles reagem automaticamente.


Idle Mechanic(s)
Serão ações possíveis que servem apenas para entretenimento e feedback visual para o jogador.

  • Agent(s): Os agentes terão interações automáticas caso estejam em alguma tarefa dentro da empresa ou mesmo fazendo nada. Os agentes poderão efetuar as seguintes interações:
    • Drag'n Drop: O jogador poderá pegar o Agente e colocá-lo em alguma área que desejar/ conversando com quem estiver próximo;
    • Office Support (Working): O agente sentará em uma mesa de escritório e começará a digitar no computador e tomar café rapidamente/ conversando com quem estiver próximo;
    • Office Searching & Development (Developing): O agente andará de um lado para o outro observando monitores e anotando em prancheta/ conversando com quem estiver próximo;
    • Room (sleeping): O agente deitará na cama e passará a dormir até ser tirado de lá/ conversando com quem estiver próximo;
    • Bar (Celebrating): Caso ele não esteja sentado no bar bebendo/ ele estará dançando/ conversando com quem estiver próximo;
    • Medical Ward (healing): o agente ficará tomando soro/ falando dos seus problemas para o médico robô/ conversando com quem estiver próximo;
    • Training Room Closed combat (training): O agente ficará levantando peso/ socando sacos de areia/ conversando com quem estiver próximo;
    • Training Room Distant Combat (Shoting): O agente treinará tiro em alvos/ conversando com quem estiver próximo;
    • Hall (resting): O agente ficará andando de um lado para o outro/ sentado esperando/ conversando com quem estiver próximo;
    • Server Room (protecting): Os agentes estarão de guarda e vigiando de um lado para o outro com suas armas na mão (caso tenha)/ conversando com quem estiver próximo;
  • Spy Drone: O jogador poderá não só interagir para acessar o menu, como também terá algumas interações:
    • Throwing: Ao clicar, segurar e "jogar" o drone, ele irá ricochetear entre os cantos da tela até diminuir a velocidade. Quando o drone parar de se mover, ele se mostrará tonto;
    • Flying: Caso o jogador não interaja com o Drone, ele ficará navegando pela tela e observando o movimento na empresa;


Social Mechanic(s)
São os elementos sociais que haverão no jogo.

  • Profits: Os jogadores poderão fazer doações em VMoneys uns aos outros;
  • Visiting Agent: Os jogadores poderão emprestar dois agentes por vez e todas as tarefas que este agente visitante fizer, percentagem irá para o chefe do agente;

 
Power-Up(s)
São poderes que podem ser concedidas aos jogadores.

  • Fast Building: O jogador poderá pagar com VGs (Virtual Gold) para acelerar as construções.
  • Fast Mission: O jogador poderá pagar com VGs (Virtual Gold) para acelerar o cumprimento das missões.
  • Special Agent: O jogador poderá pagar com VGs (Virtual Gold) por um agente de nível superior no qual uma das expertise tenha valor máximo.
  • Special Loot: O jogador poderá pagar com VGs (Virtual Gold) por uma caixa que concederá itens personalizáveis ao jogador.

 
Inventory
O inventário é onde os equipamentos estarão armazenados e poderá ser utilizados em qualquer momento. Os itens que podem ser selecionados no inventário são:
 

OBS****: as percentagens em baixo dos tipos de missões são as probabilidades de sucesso utilizando cada item.

CUSTOMIZATION

As personalizações servirão para o jogador sentir que aquele ambiente é cada vez mais dele. Certas customizações serão liberadas sob certas condições e outras através de compras.
 

  • Agent
    • Outfits: Os jogadores poderão comprar roupas para personalizar seus agentes.
    • Weapons: Os jogadores poderão comprar armas para equipar os seus agentes e aumentar o sucesso em missões.
  • Enterprise
    • Colors: Os jogadores poderão comprar cores diferentes para pintar a empresa.
    • Sprays: Os jogadores poderão comprar sprays para pintarem as paredes da empresa.
    • SpyDrone: O jogador poderá alterar a aparência do Spy Drone;
  • Game
    • Logo: O jogador poderá mudar o logo da sua empresa de espionagem;
    • CompanyName: O jogador poderá alterar o nome da empresa (apenas comprando);
    • Nickname: O jogador poderá alterar seu próprio nome;

ENEMIES AND BOSSES

Haverá os seguintes adversários:

Inimigos

  • Assault Agents: Invadem a empresa em grupos pequenos e tentam destruir tudo.
  • Double Agents: Invadem a empresa, mas o jogador deverá descobrir quem é o infiltrado. Ao receber alerta de infiltração. O jogador receberá uma pista em sua caixa de mensagem e deverá arrastar para a "ala de Inteligência" o suspeito. Haverão 2 tentativas para pegar o agente infiltrado certo.


CUTSCENES, BONUS MATERIAL AND COMPS

Monetization

  • ADS: Eventualmente durante o modo "Construction" e "Manage" aparecerão ads.
  • VMoney: Comprar moedas no jogo para comprar mais itens.
  • VGold: Dinheiro concedido somente comprando ou ganhando raramente para uso de power-ups.


GLOSÁRIO


  • Power-ups: Recursos que garantem vantagens ao jogador.
  • VGold: Dinheiro Virtual raro, adquirido geralmente em compras e serve para comprar mais VMoneys ou Power-ups.
  • VMoney: Dinheiro virtual comum do jogo, utilizado para efetuar as transações do jogo.


REFERENCES

   - Fallout Shelter
   - John Wick
   - Metal Gear Solid V
   - Invisible INC.





POST-MORTEM

 Algumas considerações que eu gostaria de fazer sobre este projeto:

  • Nesta época eu estava habituado a escrever GDDs extensos e complexos. Ele não era um documento multissetorial, ou seja, servia apenas para expor minhas ideias, mas não era muito útil para desenvolvedores e artistas;
  • Caso algum tópico interessasse, ele era estressante até a pessoa encontrar o que precisa para trabalhar;
  • Este documento porém, pode ser interessante para game designers que queiram elaborar projetos complexos e precisam organizar as ideias, mas estou para expor modelos mais fáceis para isso;
OBS: Havia imagens ilustrando muitas coisas, mas acabei perdendo com o passar dos anos;

Senhores, espero que tenham gostado de um dos meus GDDs antigos e que isto ajude em suas carreiras!

Valeu e abraço à todos!

GG

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