GDA #6 - Destrinchando o SEGREDO de como CONQUISTAR seus OBJETIVOS DE VIDA

Como a ESTRUTURA dos jogos são usadas para MUDAR a vida das PESSOAS
Com o final de ano também vem as famosas promessas. A maioria das pessoas cria uma enorme lista dos objetivos que almejam alcançar e quando o ano começa, desejam que de alguma forma, os objetivos caiam do céu. Mas, as coisas não precisam ser assim! Este artigo tem como proposta mostrar de forma simples, como organizar suas metas e como alcançá-las, com base na gamificação, para que seu próximo ano seja mais próspero! Boa leitura =)

Por onde começar?

Como tudo na vida, você precisa entender onde quer chegar. O objetivo final que irá guiar todas as suas decisões, permitindo que seja mais fácil discernir o que é bom ou não pra chegar onde quer. Nos jogos, este tipo de conquista geralmente era trabalhada como meta objetivos que as pessoas tinham. Por exemplo: alguns jogadores gostam de curtir a história e chegar até o fim do jogo, outros querem fazer tudo 100% (completar e/ou coletar tudo o que o jogo tem à oferecer) ou chegar em uma certa classificação em Jogos competitivos (como em League Of Legends que a classificação dos jogadores variam entre elos do Bronze, Prata, ouro, até diamante, mestre e desafiante).
Estipular um objetivo, seja lá qual ele for, é sempre o primeiro passo para se chegar em algum lugar. E caso seja difícil estipular, tente escrever sobre todos os momentos que mais foram importantes para vocês e depois simplificar em uma palavra o que cada um deles te providenciou. Deste modo, você verá as experiências que mais te impactaram, quais valores mais te importam e nortear a sua jornada.

Mas eu tenho um objetivo, mas ele parece impossível!

Calma pequeno gafanhoto. A partir de agora é que as coisas ficam mais interessantes. No momento que você estipula um objetivo de vida, a maioria das pessoas começam a elaborar planos ou saem fazendo, sem estudar as possibilidades de como chegar lá. Tenha em mente, que a maioria dos objetivos que você estipular, já teve alguém antes que teve êxito ou conhece o caminho das pedras. Tente analisar ou encontrar pessoas que estão onde ou tem o que você almeja para trocar experiências.
Nos jogos, por exemplo, a maioria dos jogadores trocam experiências criando fóruns, comunidades ou postando vídeos sobre como alcançar certos objetivos. O que permite que quando alguém estiver com certa dificuldade em alguma área, seja fácil tirar dúvida. O uso dos elementos sociais para traçar o melhor caminho para o seu objetivo é crucial!

Eu tenho um objetivo muito simples, mas mesmo analisando outras pessoas eu não saio do lugar!

Calma. O primeiro passo para o início da sua jornada rumo ao seu objetivo, é dividir em níveis o seu progresso até o ponto que almeja chegar. Por exemplo, se seu objetivo é ficar forte 💪, você deve dividir sua evolução em:
  1. Ir para algum médico e fazer alguns exames de rotina.
  2. Se tudo estiver ok, encontrar uma academia de sua preferência para treinar toda semana (o número de treinos depende de cada um).
  3. Dieta e começar a regular sua alimentação.
  4. Aumentar a frequência ou mudar a série de exercícios
  5. E assim vai …
Destrinchando em etapas e sempre que as completar ir para o próximo etapa é uma ótima forma de facilitar a análise de sua evolução. Em Jogos competitivos como por exemplo: League Of LegendsOverwatch e Clash Royale, estas dicas são ainda mais relevantes para poder subir no quem chamam de "elos". Isto ocorre porque permite nivelar os jogadores e compreender quais são suas dificuldades. Apesar de cada indivíduo ter um problema diferente, a maioria dos jogadores de níveis mais baixos passam por dificuldades similares e então é mais fácil de entender onde a pessoa está errando pra subir. Dividir sua trajetória em níveis de evolução, facilitará compreender os erros e replanejar. Você pode, por exemplo, dividir sua jornada em 3 etapas: "Meta para não desanimar""Meta dá pro gasto" "Meta sucesso absoluto" e o tempo todo se articular para evoluir de uma meta para a outra.

Qual a melhor forma de dividir a jornada para o meu objetivo?

Já dizia o velho ditado que um lenhador novato passa 20 minutos tentando cortar a madeira, mas um experiente passa 15 minutos afiando o machado. Planejamento, escrever tudo o que você precisa fazer para chegar onde você sonha em chegar, não é fácil. Mas também não é impossível! Com base nas etapas anteriores, trace o “Road Map” da sua vida. Sempre tire dúvidas e analise pessoas que se encontraram numa situação similar a sua, dês ponto de onde ela saiu até onde ela chegou, e ver se corresponde aos seus objetivos. Para isso você também precisa analisar as suas dificuldades atuais e cada passo da sua caminhada e ir resolvendo cada dificuldade que te impede de chegar lá.
Estas dificuldades que você irá resolver, nós chamaremos de metas.

PRIMEIRA GRANDE DICA

Todas as metas tem uma série de requisitos para serem atingidasNão as subestime em nenhuma hipótese. No entanto, em muitos casos, elas podem ser resolvidas em diferentes níveis de qualidade. Por exemplo: Se você for treinar toda semana, todos os dias, uma hora por dia, dentro de um ano você ficará forte o suficiente para o objetivo que deseja. Se você treinar três vezes por semana, demorará mais tempo. Se você treinar três vezes por semana, meia hora, demorará muito mais tempo, mas chegará lá em algum momento.
E está aí o primeiro tópico que fazem muitas pessoas acharem que não saem do lugar. Assim que você estipula várias metas, você também deve estipular a condição de resolvê-las que melhor corrobora com o alcance do seu objetivo. Isto é tão importante ou mais, do que estipular diversas metas. Você estabelecendo claramente o procedimento deve tomar para ter aquela meta por concluída, permitirá que você chegue em algum lugar de fato. Concluir uma meta de qualquer jeito, pode te dar a falsa sensação de estar dando um passo pra frente e isso pode gerar desapontamento futuramente.
Por isso, chamaremos o nome desse procedimento de “Condição de Vitória”. Ou seja, o que você precisa fazer para realmente concluir a sua meta.

SEGUNDA GRANDE DICA

A partir do momento que você traçou um objetivo, criou diversas metas, estipulou a condição de vitória de cada meta. Existe um detalhe que poucas pessoas levam em consideração, mas que eu particularmente considero extremamente importante: A recompensa. Muitas pessoas consideram que a recompensa já é concluir a tarefa, e de fato é. Mas este incentivo moral para muitos, não é suficiente. Então caso você tenha dificuldade de visualizar o resultado de suas ações, estipule pequenos prêmios que você possa se recompensar, caso atinja suas metas e objetivos. Sua mente precisa interpretar que tudo o que está ocorrendo é bom e que vale a pena manter a rotina.

BONUS MATERIAL

Para todos que tiveram paciência de chegar até aqui, segue abaixo um vídeo que abordará mais afundo sobre a realização de metas.
Bom pessoal, espero que tenham gostado. Mandem feedbacks caso tenham gostado.
Tenha um bom dia à todos e abraço!

Comentários

Postagens mais visitadas